O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Pugah e Olodum lançam single unindo ritmos afro-baianos e afro-cubanos pelo Selo Candyall Music

Se reconectar com suas origens e expressar sua baianidade em forma de arte é uma das apostas de Pugah, cantor baiano que convidou o grupo conterrâneo Olodum para dividir a faixa “Nego, Eu Sou da Bahia”. O single, que irá integrar o segundo disco solo do artista, foi lançado no dia 18 de março via Selo Candyall Music, do músico Carlinhos Brown.

A canção surgiu a partir do sentimento de afirmar sua ancestralidade e gritar aos quatro cantos do mundo: “Nego, eu sou da Bahia”. “A inspiração veio do orgulho de ser Baiano! De ir subir na “lage” do meu amigo, de ir na praia do Cantagalo e observar tanta felicidade, de comer uma moqueca na Gamboa e contemplar um cenário único! É se reconhecer como célula viva deste estado”, contou Pugah.

A faixa que também dá título ao disco, reúne uma estética sonora que passeia pela música eletrônica, com presença de beats e synths, somado com a força da percussão afro-baiana com elementos afro-cubanos. Para essa canção, Pugah conta com a participação do Olodum, Patrimônio Cultural da Bahia. 

“Esses tambores do Olodum misturados com a música eletrônica é um novo caminho desbravado pelo grupo. Eu me sinto privilegiado em poder ter o rufar destes tambores na minha música”, concluiu. 
Nego, eu sou da Bahia é o single que abre caminhos para apresentar o segundo disco de Pugah, que estreia ainda neste ano via Candyall Music. 

Sobre Pugah

Pugah  é um multi instrumentista, arranjador, produtor musical, cantor e compositor baiano. Autodidata, deu início aos estudos de piano aos 12 anos e aos 15 já atuava  profissionalmente. Aos 18 anos passou a se dedicar e ser convidado para gravações de discos, trabalhando, inicialmente, com diversos artistas do cenário nacional até alcançar o mercado internacional. Uma das suas características é o uso de “sampler’s”, explorando a sonoridade eletrônica misturada à percussão de raiz, despertando a cobiça de artistas que buscam ou fazem esse tipo de fusão. 
Atualmente é responsável pela produção musical do artista Carlinhos Brown, tendo assinado ao lado dele os álbuns “ArteFireAqua – Incinerando o inferno”, “Sarau do Brown – Ritual Beat System”, “Marabô”, “Vi Brasil”, Mixturada Brasileira”, “Paxuá e Paramim”, “Axé Inventions”,  “Umbalista” e “Umbalista Verão”. 

Na trajetória musical, Thiago foi produtor musical do disco “Timbalada da Macota”, trabalhos com Claudia Leitte no DVD “Nega Lôra” e produções de singles para a artista. Pugah fez ainda trabalhos com nomes internacionais como Rick Martin, David Bisbal, Venus Brown e The Wailers, além de importantes nomes da música Brasileira como Daniel, Ivete Sangalo, Tribalistas, Marisa Monte, Arnaldo Antunes, Maria Rita, Ney Matogrosso e Jorge Vercilo.

Ficha Técnica

Thiago Pugas – Programação, percussão eletrônica, Repique, Tarol, Triângulo, Pandeiros, Xequerê, Surdo de meio, Synth Bass, Teclados, Guitarras, Beat-box, Coro.Cantores Pugah, Lazinho e Lucas di FioriMix e master: Thiago PugasVoz Olodum gravada no estúdio Ilha dos Sapos no período de setembro de 2021Gravado no estúdio Pugah.Selo: Candyall Music

Escute aqui: https://www.youtube.com/watch?v=uqK83jZrEBs

Jacson Gonçalves

Tenho 25 anos sou natural de Salvador, Bahia. Sou cadeirante, jornalista, Blogueiro e Digital influencer. Ser jornalista é também contribuir com o exercício da profissão e ter na veia a responsabilidade social de levar informação e entretenimento.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *