Hoje: - Horário de Brasília:

O portal Jack Comunica não se responsabiliza pelo conteúdo enviado por assessorias.

Fogo Simbólico chega a Pirajá e inicia as celebrações do 2 de Julho em Salvador

Escute a matéria aqui.

Cerimônia cívica reúne atletas, autoridades e homenagens à luta da Independência do Brasil na Bahia

_Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS_

A tradicional chegada do Fogo Simbólico à Praça General Labatut, no bairro de Pirajá, abriu oficialmente as celebrações do 2 de Julho em Salvador. O ato cívico, realizado nesta terça-feira (1º), contou com o acendimento da Pira no Panteão de Pirajá pela atleta máster Lucy dos Santos, que conduziu a chama vinda de Simões Filho. A cerimônia também teve hasteamento das bandeiras, execução do Hino Nacional e apresentações culturais.

Com forte carga histórica e simbólica, o evento celebrou a trajetória da Independência do Brasil consolidada na Bahia. O presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro, destacou a importância de Pirajá no processo libertário, reforçando o papel do bairro como cenário decisivo da luta e como referência para a educação das futuras gerações.

Lucy dos Santos, que participa há 39 anos da celebração, destacou o orgulho de representar a força feminina por meio da figura histórica de Maria Quitéria. O maratonista Antônio Lourenço Pereira, por sua vez, concluiu seu tradicional percurso desde Cachoeira, reafirmando o compromisso com a memória da liberdade.

As festividades continuam nesta quarta-feira (2), com o cortejo dos carros do Caboclo e da Cabocla, percorrendo ruas históricas de Salvador até o Campo Grande, em mais uma celebração da bravura e resistência do povo baiano.

_Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS

 

Compartilhe

Tempo agora
Salvador
5 de maio de 2026
Mainly clear
Mainly clear
29°C
Apparent: 27°C
Humidade: 81%
Vento: 17 km/h SE
Rajada: 44 km/h