![]() ![]() |
crédito foto: Rafaela Alban |
Pergunta complexa para um tempo tão desafiador. Já esteve mais fácil dialogar sobre esse tema, mas ultimamente falar em minorias é ser oposição a governos. Significa que não estamos respeitando a decisão da maioria. Será que é isso mesmo? Perguntam sempre meus amigos.
É meu caro, Jacson, as coisas não vão bem por aqui. Falar em povos indígenas significa ofensivo e tem gente que não gosta. Isso não é novidade para o Brasil, Levi Strauss conta que um diplomata brasileiro já o confidenciou que o País não tinha indígenas. O famoso teórico comentava em seu livro sobre a passagem de um jantar.
Nem acredita, não é meu amigo?
Pois, bem espero que uma ministra não fale que não temos gays… será um sonho de um governo ao fim de seu desgoverno anunciar na ONU que erradicou a “gaysse” e o Brasil é puro. Só tem homens machos e mulheres fêmeas. Nessas terras palavrões foram normalizados.
Minha amiga portuguesa, quase irmã, perguntava-me o que estava acontecendo conosco. Eu respondia que as coisas estavam em perfeita sintonia com as eleições passadas. Ainda em 2019, homens passaram a usar a cor azul e mulheres passaram a vestir rosa em definitivo.
A minha amiga avançou e perguntou como estavam as boas famílias. Eu disse que as boas famílias estão bem. Lutam para sobreviver a COVID, o desemprego crescente e as mazelas diárias que nos chegam.
Ela queria agora falar da questão ambiental. Eu solicitei que não mais avançasse. Eu já estava com vergonha de só relatar problemas e eu poderia ser considerado antipatriótico.
Ela avança e pergunta, cadê aquela sua amiga alemã? Eu a respondo, não mais tenho conversado.
– Não? Você era tão amigo.
Respondo: – pois é, tenho refletido, o Brasil virou um lugar de homenagear nazistas. As comparações são constantes. Aqui defender as minorias, ser solidário, propugnar pelo fim da fome… estão sendo consideradas práticas comunistas.
Ela insiste e pergunta: amigo, você está bem?
Eu digo: estou.
– Nossa! Você tem me contado fatos que me lembram os registros de História.
Pois é, amiga, esse chão não é mais o Brasil que você conheceu.
As nossas manhãs não têm sido vindouras e as tardes nos trazem a escuridão da noite.
Amiga, perdoe-me, vem uma vontade de chorar, mas não chorarei. Acredito muito nas rosas que estão a brotar lá fora no jardim.
Tenho torcido para que as esperanças renasçam e não morram nas boas famílias, mas que prosperem nas grandes e pequenas famílias democráticas.
Encerro a conversa dizendo: é amiga, posso lhe confidenciar uma coisa, espero que tudo isto só seja sonho de um governo e um pesado particular meu. Espero, pois, eu tenho vários amigos minoritários e não aguentarei ver mais tantas dores, tantos insultos…
Efson Lima – escritor nas horas não vagas.


Respostas de 2
Hi there! Do you know if they make any plugins to assist with Search Engine Optimization?
I’m trying to get my site to rank for some
targeted keywords but I’m not seeing very good results.
If you know of any please share. Thank you! I saw
similar blog here: Code of destiny
I am extremely impressed with your writing skills and also with the format to your weblog. Is that this a paid topic or did you modify it your self? Anyway stay up the nice high quality writing, it’s rare to see a nice blog like this one today. I like jackcomunica.com.br ! It is my: Affilionaire.org