Emissora baiana é a primeira TV Legislativa do país a utilizar IA em programa jornalístico e compartilha experiência no Encontro da Rede Legislativa 2025
A TV ALBA está representando a Bahia em Brasília com um case pioneiro no uso de inteligência artificial no jornalismo legislativo. A diretora-geral da Fundação Paulo Jackson, Michele Gramacho, e o gerente de conteúdo da emissora, Diogo Henrique, participam do Encontro da Rede Legislativa de Rádio e TV 2025, promovido pela Câmara dos Deputados nos dias 3 e 4 de julho.

Durante o evento, a TV ALBA apresenta a IALBA, primeira apresentadora com inteligência artificial da TV Legislativa brasileira. A inovação faz parte do programa ALBA News, um boletim diário que traz as principais manchetes nacionais, internacionais e estaduais, além da previsão do tempo para cidades da Bahia — tudo de forma dinâmica, acessível e tecnológica.
O encontro reúne profissionais da radiodifusão pública de todo o país para debater temas como IA na comunicação, inovações tecnológicas, TV 3.0, regulação do setor e o avanço do Programa Brasil Digital. A iniciativa conta com o apoio da Astral, Senado Federal, Ministério das Comunicações, Anatel e EBC, reforçando o compromisso com a modernização e o fortalecimento da comunicação legislativa no Brasil.