A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) promoveu, neste feriado do 7 de Setembro, ações de prevenção às violências de gênero, durante a Marcha do Orgulho Trans, no Farol da Barra. Foram entregues matérias informativos da campanha Oxe, me Respeite! e a Unidade Móvel ficou estacionada ao lado do farol, cenário da atividade em prol do respeito, visibilidade e igualdade de direitos.
A equipe multidisciplinar, formada por assistente social, psicóloga e advogada da SPM ficou disponível para atender mulheres, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. A superintendente de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher da SPM, Camilla Batista, destacou a importância do atendimento e acolhimento em eventos como estes. “Oferecer um serviço acolhedor, humanizado e com escuta qualificada tem sido a nossa prioridade. As mulheres, em sua diversidade, sejam cis ou trans, precisam ser ouvidas sem julgamentos, sem moralização e sem culpabilização. Assim as profissionais da SPM estão preparadas para acolher e encaminhar para os serviços da rede de atendimento do Estado”, afirmou.
Além da Unidade Móvel, a SPM realizou a campanha de sensibilização Oxe, me respeite! contra o abuso e a importunação sexual. Foram distribuídos materiais como ventarolas, adesivos e tatuagens, explicando as formas de assédio e importunação sexual, reforçando o lema “Não é não”, e divulgando o canal de denúncias Disque 180.
Antônio Ramos, co-fundador da Torcida LGBTricolor e diretor de projetos do Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+, recebeu material educativo e falou sobre o impacto da marcha para a visibilidade trans. “Num país onde a expectativa de vida das pessoas trans é de 35 anos, precisamos tomar as ruas cotidianamente defendendo o nosso direito à vida. Ter a Marcha acontecendo esse ano no dia 7 também simboliza a importância da vida dessa comunidade para que possamos ter um país independente e igualitário. A Marcha do Orgulho Trans ocupa as ruas da nossa capital baiana para celebrar os nossos corpos vivos e pautar mais direitos e qualidade de vida”, comentou.
Ações continuam no domingo
A campanha do Oxe, me respeite! segue, neste domingo (8), no Foral da Barra, onde a Unidade Móvel permanecerá, das 13h às 19h, para atendimento na 21ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ da Bahia. Outra Unidade Móvel está na Vaquejada de Serrinha deste sexta-feira (6) e ficará, neste sábado (7), das 19h à meia-noite, no Parque de Vaquejada Maria do Carmo.
Estas ações integram um conjunto de atividades realizadas pela SPM durante a 8ª Semana da Diversidade e da 21ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ da Bahia e incluíram também diálogo com estudantes pelo Projeto “Oxe, me respeite – nas escolas!; e formação voltadas para professores da rede estadual de ensino sobre gênero e suas interseccionalidades.
ASCOM SPM