Solenidade de instalação do machado de Xangô reforça o respeito às tradições afro-brasileiras e o diálogo entre fé, cultura e justiça na Bahia.
A advogada trabalhista e presidente da Comissão de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados da Bahia (IAB), Christianne Gurgel, participou nesta quarta-feira (29) da solenidade de instalação do Osé/Oxé — o machado de Xangô — na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5). A cerimônia foi promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Bahia (OAB-BA), sob liderança da secretária-geral Cléia Costa, que conduziu o diálogo entre o TRT5 e o terreiro Ilê Axé Oxumarê.
O evento contou com a presença do presidente do TRT5, Jéferson Muricy, além de juízes, advogados e representantes do povo de santo. Para Chris Gurgel, a cerimônia simboliza a valorização da diversidade cultural e religiosa dentro do sistema judiciário. “Um momento de extremo respeito à diversidade cultural e religiosa por parte tanto da OAB-BA quanto do TRT. Uma cerimônia linda que promoveu a igualdade e o diálogo entre as tradições”, afirmou.
O machado de Xangô, composto por duas lâminas, representa a justiça divina, o equilíbrio e a neutralidade — princípios essenciais para as cortes terrenas e celestiais. Sua instalação no TRT5 marca um gesto de reconhecimento às expressões espirituais afro-brasileiras como parte fundamental da herança cultural do país.
A iniciativa reforça o papel de instituições públicas na promoção da inclusão e da liberdade religiosa, fortalecendo o respeito à pluralidade que compõe a identidade baiana.
Foto: Marlupe Caldas
 
															 
				 
															 
															 
															 




