O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Economia

SDE apoia setor petroquímico e defende manutenção do REIQ

Foto: Manu Dias/GOVBA

Durante audiência pública virtual sobre “o fim do REIQ e os impactos econômicos na Bahia”, nesta quinta-feira (29), promovida pela Assembleia Legislativa da Bahia, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) defendeu a manutenção do Regime Especial da Indústria Química. Para a pasta, o regime possibilita maior competitividade ao setor químico por meio da desoneração das alíquotas de PIS/Cofins incidentes sobre a compra de matéria-prima da primeira geração petroquímica e de insumos para a segunda geração.

“Temos diversos investimentos previstos, especialmente para Camaçari, mas dependemos de infraestrututa que permita que isso aconteça. Temos trabalhado para baratear o gás natural para as indústrias, trazer o hidrogênio verde para produção química e industrial, mas com a extinção do REIQ, nada disso será possível”, alertou Paulo Guimarães, superintendente da SDE, que na oportunidade representou o vice-governador João Leão, secretário da pasta.

Guimarães explicou que o Polo Industrial de Camaçari é importante não só pelo que ele representa, mas pelo que ele pode trazer para Bahia, atendendo novas cadeias localmente e nacionalmente: “Quero reforçar ainda nosso material humano que é de altíssima qualidade. A SDE está empenhada em fazer tudo que seja necessário para fazer que o REIQ não caia e vamos lutar também por uma política de investimentos. Essa questão além de econômica é também social”.

A SDE reforçou no evento que o setor químico é altamente estratégico para a indústria nacional e foi considerado atividade essencial pelo Decreto 10.329, de 28 de abril de 2020, que manteve as operações e o fornecimento de insumos para a produção de itens fundamentais aos serviços de saúde e ao combate à Covid-19. Com a extinção do REIQ, a Bahia pode perder 60 mil empregos diretos e milhões deixarão de ser arrecadados pelo estado.

A extinção do Regime Especial foi tratada na publicação da Medida Provisória 1.034, de 1º de março de 2021, do Governo Federal.

Tags

Jacson Gonçalves

Tenho 25 anos sou natural de Salvador, Bahia. Sou cadeirante, jornalista, Blogueiro e Digital influencer. Ser jornalista é também contribuir com o exercício da profissão e ter na veia a responsabilidade social de levar informação e entretenimento.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios