Com investimento de quase R$ 1 milhão, ações vão garantir renda, estrutura e visibilidade para mais de 4 mil trabalhadores durante os festejos em Salvador e interior

A edição 2025 do São João da Bahia será marcada não apenas pelas atrações musicais, mas também pelo reforço das ações de inclusão produtiva promovidas pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Catadores(as) de material reciclável, ambulantes e artesãos(ãs) serão beneficiados com medidas estruturadas para garantir dignidade, renda e visibilidade durante os festejos que ocorrem entre os dias 18 e 23 de junho, em Salvador e outros 13 municípios do interior.
No total, 3.566 catadores(as) atuarão com o apoio de Centrais de Apoio ao Catador, abastecidas por 11 cooperativas que garantirão a compra dos resíduos com preços justos. Eles receberão Equipamentos de Proteção Individual, fardamento e água, num investimento da Setre que se aproxima de R$ 1 milhão. Só em 2024, a ação resultou na coleta de mais de 12 toneladas de material reciclável, sendo mais de nove somente na capital.
Já os ambulantes selecionados por meio do SineBahia contarão com estrutura e insumos para comercialização. Serão 475 trabalhadores, incluindo vendedores de bebidas, baleiros, baianas de acarajé e operadores de carrinhos de alimentos. Os trabalhadores receberão coletes, crachás e pulseiras de identificação, além de kits como isopores fornecidos pela Itaipava.
Outro destaque será o Espaço Artesanato da Bahia no Parque de Exposições, decorado pela arquiteta Ana Kalil, que reunirá peças de artesãos de diversas regiões, com ambiente instagramável e entrega de lembranças artesanais aos artistas que se apresentarão no evento. A ação é uma parceria entre Setre e Sufotur.
