Com olhar voltado para o protagonismo da Bahia na matriz energética do país, Salvador recebe no dia 17 de julho o II Painel de Transição Energética, promovido pela Associação Baiana de Energia Solar (ABS). O encontro acontece no auditório da FIEB e deve reunir mais de 150 participantes entre especialistas, gestores públicos, empresários e representantes da sociedade civil para debater os rumos do setor solar.
O evento, com entrada gratuita mediante inscrição, conta com apoio institucional de entidades como Sebrae, FIEB, Fecomércio, AMCHAM e órgãos municipais e estaduais, e trará como tema central a “Pré-COP 30”, funcionando como um espaço de discussão sobre políticas públicas, inovações tecnológicas e os impactos da nova Medida Provisória 1.300, que trata da reforma do setor elétrico.

Com três painéis temáticos, o encontro abordará desde o Programa de Transição Energética da Bahia (PROTENER), passando por soluções inovadoras para cidades e indústrias, até a análise do impacto da MP 1.300 para pequenos e médios integradores do mercado. Nomes como o deputado João Carlos Bacelar, o presidente do Movimento Solar Livre, Hewerton Martins, e o secretário Ivan Paiva estão entre os confirmados.
Para Marcos Rêgo, presidente da ABS, o evento marca uma nova etapa no fortalecimento da energia solar na região. “Estamos reunindo diferentes atores para pensar de forma integrada uma matriz energética mais limpa, justa e sustentável”, afirma.