Capital baiana registra crescimento de quase 19% nas aberturas de negócios e alcança marca de 300 mil empreendimentos ativos

O espírito empreendedor segue em alta na capital baiana. Somente no primeiro semestre de 2025, Salvador registrou a abertura de 31.994 novas empresas, um salto de 18,83% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados da plataforma Mapa de Empresas, do Ministério do Empreendedorismo, apontam que a cidade superou a marca de 300 mil empreendimentos ativos, consolidando-se como um dos principais polos de empreendedorismo do Brasil.
Esse avanço está diretamente ligado a ações da Prefeitura que apostam na inovação e desburocratização, como a criação do DAM Único, a adesão à Redesim e a ampliação das atividades de baixo risco, que agora somam 830 com liberação automática de funcionamento. Como reflexo dessas medidas, Salvador saltou da 26ª para a 4ª posição no Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, além de reduzir drasticamente o tempo médio de abertura de empresas para apenas três horas.
Com forte presença dos MEIs, que representam mais de 80% dos novos registros, o crescimento também é impulsionado por programas como o Empreenda Salvador, que já impactou mais de 19 mil pessoas com formações, consultorias e apoio direto ao desenvolvimento de novos negócios. A secretária Giovanna Victer e os gestores João Xavier e Maylla Pitta destacam que os resultados refletem o compromisso da gestão em fomentar a economia local com oportunidades reais para a população.



