Foto divulgação |
A Organização Mundial da Saúde (OMS) já considera a depressão como “Mal do Século”. A doença, que atinge pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social, se apresenta sempre de forma recorrente, apresentando sintomas que vão de desânimo, baixa auto-estima, perda de prazer, entre muitos outros.
A ajuda está no tratamento médico e psicológico, além de uma boa alimentação. A professora e nutricionista da Faculdade UNINASSAU Natal, Ana Beatriz Luz, elenca os principais alimentos que ativam os neurotransmissores da felicidade, responsáveis pelo bom-humor e sensação de bem-estar nos seres humanos.
Segundo Ana Beatriz, para quem sofre de depressão, é importante que se evite alimentos que aumentam as oscilações de humor, como bebidas alcoólicas, fast food, refrigerante e alimentos ricos em gorduras e açúcares, como frituras, doces e sobremesas. “Esses alimentos provocam alterações bruscas nos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças na produção de hormônios no corpo e ao aumento de peso, fatores que aumentam as chances de ter ou até mesmo piorar a depressão”, explica a nutricionista.
Confira abaixo as dicas da profissional sobre quais alimentos podem colaborar no combate a depressão:
Proteínas
Possui grande quantidade de triptofano, aminoácido que atua na formação da serotonina.
Pimenta
O princípio ativo da pimenta, a capsaicina estimula o cérebro a produzir mais endorfina, hormônio responsável pela sensação de euforia e redução do estresse.
Aveia
Atua e colabora para a produção de energia. Os carboidratos presentes no alimento ajudam a elevar os níveis de insulina e facilitando a absorção de triptofano.
Mel
O mel atua como um importante regenerador da microflora intestinal.
Banana
Contem vitamina B6, importante na condução dos impulsos nervosos e na prevenção da ansiedade e irritação.