Iniciativa oferece equipamentos gratuitos para PCDs praticarem atividades ao ar livre em Salvador

A Avenida Magalhães Neto, na Pituba, foi palco neste domingo (15) da primeira edição do Projeto Viver a Cidade, que promove esporte e lazer ao ar livre para pessoas com deficiência (PCDs), com o uso de equipamentos adaptados e gratuitos. A ação é uma realização da Associação Meu Sorriso e agora conta com o patrocínio da Prefeitura de Salvador, por meio do programa Viva Esporte, da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).
Realizado um domingo por mês, o projeto oferece handbikes, cadeiras de corrida, triciclos, bicicletas tandens e framerunnings, permitindo que pessoas com diferentes tipos de deficiência possam usufruir do espaço público com segurança e inclusão. A estrutura também inclui voluntários que auxiliam nos percursos e conduzem equipamentos adaptados.
O secretário Júnior Magalhães destacou a importância da iniciativa para a inclusão social: “Estamos estimulando a prática esportiva para a comunidade PCD, trazendo para a cidade equipamentos inéditos e promovendo momentos de lazer em família”, afirmou.
A ação também visa combater o isolamento social e criar um sentimento de pertencimento aos espaços públicos. Para Fred Matos, presidente da Associação Meu Sorriso, o projeto é um marco: “Queremos que as famílias se sintam parte da cidade, ocupando espaços que historicamente foram inacessíveis”, disse.
Além de promover inclusão, a ação amplia a visibilidade da comunidade PCD na cidade e marca um avanço significativo no estímulo ao esporte acessível em Salvador.
