Duas escolas da rede municipal recebem espaços reformados com mais de 1.200 livros e atividades lúdicas por meio do Cantos de Leitura
Duas escolas públicas de Salvador acabam de ganhar novas bibliotecas totalmente reformadas através do projeto Cantos de Leitura, que tem como objetivo incentivar o hábito da leitura desde a infância. As inaugurações aconteceram na Escola Municipal de Pernambués e na Escola Municipal Conselheiro Luiz Rogério, em Castelo Branco, ambas localizadas no entorno do Metrô Bahia. Com patrocínio do Instituto Motiva e apoio da CCR Metrô Bahia, a iniciativa contemplou mais de 600 estudantes com acervos de 1.200 livros, brinquedos educativos, periódicos, jornais e espaços lúdicos para a promoção do aprendizado e do prazer pela leitura.

Idealizado pela Rede Educare e viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto visa democratizar o acesso ao conhecimento em comunidades em situação de vulnerabilidade. As bibliotecas revitalizadas foram pensadas para despertar a imaginação e o senso crítico das crianças, em um ambiente acolhedor e preparado para desenvolver o gosto pela leitura. “Por meio do Cantos de Leitura, esse espaço foi transformado em um ambiente inspirador, que fortalece o aprendizado”, disse Deise Oliveira, diretora da Escola Municipal de Pernambués.

O projeto é uma das ações que fortalecem o compromisso da CCR Metrô Bahia com a transformação social no entorno do sistema metroviário. “Educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento das comunidades, e apoiar esse tipo de iniciativa reafirma o nosso propósito”, destacou Rodrigo Rainer, gerente de Comunicação do Metrô Bahia. Além de Salvador, o Cantos de Leitura já impactou mais de 54 mil pessoas no Brasil com sua metodologia social baseada no acesso gratuito aos livros, mostrando que a leitura é uma das ferramentas mais poderosas de inclusão.
