Hoje: - Horário de Brasília:

O portal Jack Comunica não se responsabiliza pelo conteúdo enviado por assessorias.

Pelourinho recebe oficinas gratuitas de capoeira, teatro e dança aos sábados

Escute a matéria aqui.

Atividades acontecem no Largo Tereza Batista com vagas limitadas e inscrição por ordem de chegada


O Centro Histórico de Salvador passou a contar com uma nova programação cultural gratuita voltada à formação artística. O Festival Pelourinho Cultural iniciou, no último sábado (11), uma série de oficinas abertas ao público no Largo Tereza Batista.
A primeira atividade foi dedicada à capoeira e reuniu participantes de diferentes idades, além de turistas e visitantes que circulavam pelo local. A aula foi conduzida pelo mestre André Biriba, que apresentou fundamentos da prática, incluindo movimentos, musicalidade e interação no jogo.
A programação segue ao longo de abril, sempre aos sábados, com novas linguagens artísticas. No dia 18, será realizada uma oficina de teatro. Já no dia 25, o foco será a dança. Todas as atividades começam às 9h30 e contam com 70 vagas, preenchidas por ordem de chegada.
A proposta do projeto é ampliar o acesso à formação cultural em espaço público, incentivando a participação da comunidade e valorizando expressões artísticas populares e afro-brasileiras.
Grupos organizados também participam das atividades. Um dos exemplos é o projeto Amor em Movimento, de Catu, na Região Metropolitana de Salvador, que levou jovens para a experiência no Pelourinho.
O Festival Pelourinho Cultural é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Petrobras e parceria com o Centro de Formação em Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

Compartilhe

Tempo agora
Salvador
15 de abril de 2026
Partly cloudy
Partly cloudy
28°C
Apparent: 31°C
Humidade: 82%
Vento: 14 km/h SSE
Rajada: 28 km/h