O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Cidadania

Partilhamos alguns dados importantes sobre a relação entre as queimadas e o desmatamento na Bahia, que podem ser trabalhados com o conteúdo do estudo.

Foto divulgação

 

 

Na Bahia, os municípios que integram a área do Estado inserida no Matopiba com mais focos de incêndio durante o mês de setembro foram Formosa do Rio Preto (114), Cocos (77) e Correntina (65). O Estudo aponta que Formosa do Rio Preto é um dos municípios com maior concentração fundiária do Matopiba (entre 2006 e 2017 a área ocupada por latifúndios no município cresceu 72,5%), sendo que de acordo com o Censo do IBGE de 2017, 91,3% de Formosa é destinada aos latifúndios. Formosa é também o município da Bahia e do Matopiba com maior desmatamento agregado no período de 2012 a 2019, ou seja, após a edição do Código Florestal.

 

Formosa é identificado como um dos municípios emblemáticos na Bahia no que se refere à grilagem. No livro branco da grilagem, publicado pelo Incra em 1999, Formosa do Rio Preto é apontado como tendo cerca de 700.000 hectares grilados e em 2019 ganhou destaque com a Operação Faroeste.

 

Correntina, que também está entre os municípios mais desmatados do Matopiba após o Código Florestal, tendo perdido quase 800km² de cerrado nativo no período, se destaca nos conflitos fundiários no mesmo período, com 53 ocorrências segundo os dados da CPT.

 

 
Além do estudo na íntegra, também disponibilizamos para download a versão executiva do material em português e inglês, além de um material de infográficos com os principais pontos abordados. ACESSE AQUI
Tags

Fabio Almeida

Tenho 38 anos, nascido em Salvador/Ba, um soteropolitano nato. Jornalista de profissão sigo o compromisso e responsabilidade com a verdade e apuração dos fatos.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios