Com mais de sete horas de exposição na mídia televisiva entre os dias 20 e 25 de fevereiro, o Olodum está entre os nomes de maior destaque nos noticiários e transmissões ao vivo do Carnaval 2020. O levantamento foi realizado pela empresa de pesquisa MidiaClip.
Entrem os blocos afros e afoxé, a atração foi as mais faladas e comentadas, seguida pelo Ilê Aiyê com mais de quatro horas e Filhos de Gandhy (mais de três horas). Esta pesquisa é realizada há 17 anos e tem como objetivo medir os resultados dos esforços de marketing e midia espontânea de todas as atrações do Carnaval.
Caso toda a exposição do Olodum fosse transformada em investimento publicitário as marcas associadas a ela teriam que desembolsar nada menos que R$ 10,5 milhões em propaganda paga.
Em 2020 o grupo apresentou o tema “Mãe, Mulher, Maria, Olodum – Uma história das mulheres” e festejou seus 40 carnavais. A banda do Pelourinho desfilou na sexta-feira, domingo e terça-feira, falando das histórias de lutas por direito a igualdade, perpassando por mulheres em diversos países do mundo.
Com a canção vencedora do Femadum, “Lendárias do Tempo”, de Sandoval Melodia e Romário Rocha, o Olodum também levou para as ruas a música “Mãe Já” gravada com Carlinhos Brown e sucessos que celebram o samba reggae, a exemplo de Faraó, Avisa lá, Rosa, Deusa do Amor e Protesto Olodum e as novas O Nome da Rosa, A Ver Navios e Minha Tez.