O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Saúde

Obesidade atinge 25% da população jovem brasileira

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que cerca de 41 milhões de jovens maiores de dezoito anos estejam acima do peso

O aumento da obesidade entre jovens maiores de 18 anos se tornou um dos mais sérios desafios à saúde pública. Segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil já soma, aproximadamente, 41 milhões de obesos com 20 anos ou mais. A nutricionista e professora do curso de Nutrição da Faculdade UNINASSAU Natal, Beatriz Luz, explica que esses números são preocupantes. O percentual de pessoas obesas passou de 13% para 27% em uma década.

A prevenção da obesidade precisa ser prioridade, pois está associada a várias complicações graves e ao alto risco de aparecimento precoce de diabetes e doenças cardíacas, por exemplo. Depois disso, a nutricionista explica que o ideal é investir em um bom hábito alimentar. “Escolher alimentos saudáveis desde muito cedo é fundamental, porque as preferências alimentares são estabelecidas no início da vida”, ressalta Beatriz.

Optar por alimentos que contenham alto teor de gordura, de açúcar ou sal é um dos principais fatores para a obesidade. A recomendação da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) para os jovens é:

  • Limitar o consumo de alimentos com gorduras e açúcares totais;
  • Aumentar o consumo de frutas e vegetais, além de legumes, grãos integrais e nozes;
  • E estimular a prática de atividade física regular;
  • Evitar o consumo de bebida alcoólica;
  • Seguir dietas equilibradas;
  • Não ficar mais de 3h sem se alimentar.
Tags

Jacson Gonçalves

Tenho 25 anos sou natural de Salvador, Bahia. Sou cadeirante, jornalista, Blogueiro e Digital influencer. Ser jornalista é também contribuir com o exercício da profissão e ter na veia a responsabilidade social de levar informação e entretenimento.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios