O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Serviço Social em Ação

O SUS E SUA IMPORTÂNCIA.

Por Cíntia Oliveira

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, sendo o único a garantir assistência integral e completamente gratuita. O SUS foi criado em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, que determina que é dever do Estado garantir saúde a toda a população brasileira.

As Leis Orgânicas de Saúde são as leis que regulamentam o Sistema Único de Saúde (SUS). São elas as leis 8.080/90 e 8.142/90. A Lei 8.080 foi votada em 19 de setembro de 1990.

Em 19 de setembro de 2020, o Sistema Único de Saúde (SUS) completou 30 anos de existência. Considerado um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, por meio dele a população brasileira tem a garantia de acesso integral, universal e gratuito atendimento à saúde.


O Sistema Único de Saúde, o SUS, é formado pelo conjunto de todas as ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.

Os principais princípios do SUS são: os princípios da Universalidade, Integralidade e Equidade. Esses princípios dizem respeito à ideologia do Sistema Único de Saúde, à base doutrinária desse sistema. Universalidade quer dizer que todos têm direito, independentemente de renda, sexo, idade, classe social, religião e cor.

Além da vacinação, o SUS garante a realização de procedimentos médicos de média e alta complexidade, como doação de sangue e leite humano (por meio de Bancos de Leite Humano), quimioterapia, transplante de órgãos, entre outros.

SUS acumula êxitos, como ter sido fundamental para reduzir a mortalidade infantil no país, e ainda enfrenta problemas, como a necessidade de mais recursos. No entanto, ainda é desconhecido por muitos brasileiros.

O que muitos não sabem é que na verdade, todos nós usamos o SUS todos os dias. Ao comprar alimentos ou ao comer em restaurantes, por exemplo, tem ali o dedo da Vigilância Sanitária. Ao tomar um remédio ou usar um cosmético, existe um registro da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e a Vigilância Sanitária também é o SUS.

Mesmo que muitas vezes sucateado, o Sistema Único de Saúde é de grande importância para a saúde do brasileiro. Desde 1988, ano de sua criação, garante o direito a saúde para toda a população brasileira ajudando na prevenção de doenças, combatendo epidemias e tratando da população de forma gratuita.

Cinco vezes em que se usa o SUS, e muitos não sabem:

– Se você tomou as vacinas fundamentais da infância gratuitamente no posto perto de casa, agradeça ao SUS por ter garantido esse direito por meio do programa nacional de imunização;

– Se você tem água tratada em casa, agradeça ao SUS pela criação da ANVISA;

– Já pegou preservativo de graça no carnaval¿ Então usou o SUS;

– Participou de campanhas de imunização como da gripe ou sarampo, então agradeça ao SUS pela vigilância epidemiológica;

– Se você já comeu em algum restaurante, agradeça ao SUS pois a vigilância sanitária é parte dele.

Valorize o SUS!

Viva o SUS!

Cíntia Oliveira

36 anos, mulher negra, mercadóloga, Assistente Social e empreendedora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 3 =

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios