O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Saúde

Neurocirurgiões promovem aula sobre supermicrocirurgia para transplante de linfonodo no dia 8 de outubro

Supermicrocirurgia para transplante de linfonodo: a esperança do linfedema’ é o tema da aula online que vai acontecer no dia 18 de outubro, às 18h. Promovida pelo neurocirurgião Leonardo Avellar – coordenador do serviço e da residência de neurocirurgia do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador –, a sessão contará com a presença do neurocirurgião Marcelo Magaldi, de Minas Gerais.

Linfedema, conforme define Magaldi, é o inchaço de pernas ou braços que incomoda muito e não tem cura. Segundo ele, pode ser de nascença ou, mais comumente, após tratamento de câncer, principalmente o de mama.

“No meio da gordura do nosso corpo, há o sistema linfático, que drena líquido que as veias não conseguem levar. Os linfonodos são caroços que crescem em infecções e que promovem o desenvolvimento desse sistema”, explica o neurocirurgião mineiro, que completa: “a cirurgia promove a retirada de linfonodos de região onde há muitos para as regiões em que faltam linfonodos, mas há a necessidade de ligá-los às artérias superficiais, que têm menos de um milímetro. Por isso, a técnica necessita da microcirurgia bem delicada. Após a cirurgia, os linfonodos promovem crescimento do sistema linfático, melhorando a drenagem do líquido e diminuindo o inchaço, peso, desconforto e infecções no membro”.

Com a discussão da supermicrocirurgia para transplante de linfonodo, os neurocirurgiões Leonardo Avellar e Marcelo Magaldi pretendem difundir a técnica na Bahia. Assim, o encontro é voltado para médicos da rede estadual e privada do estado.

“Hoje, a microcirurgia para transplante de linfonodo é considerada rara, mas pode ser uma esperança para as pessoas que sofrem com linfedema”, conta Leonardo Avellar.

O chefe da neurocirurgia do HGRS lembra, ainda, o porquê de a especialidade ser indicada para realizar esse procedimento. “Pode parecer estranho um neurocirurgião conduzir uma cirurgia vascular periférica, mas, por nossa prática com revascularização de vasos pequenos, possuímos habilidade no manejo microcirúrgico. É o caso desses pacientes, que exigem o domínio de técnicas de microcirurgia vascular. Poderíamos, inclusive, chamar de super microcirurgia, dada às dimensões e delicadeza dos vasos”, avalia.

Os interessados em participar da aula ‘Supermicrocirurgia para transplante de linfonodo: a esperança do linfedema’ podem acessar a videoconferência pela plataforma Google Meet, por meio do link http://bit.ly/SessaoDeNeurocirurgia-HGRS. A atividade é gratuita e aberta ao público.

Serviço

Aula ‘Supermicrocirurgia para transplante de linfonodo: a esperança do linfedema’
Data: 18/10/21
Horário: 18h
Plataforma: Google Meet
Link para acesso: http://bit.ly/SessaoDeNeurocirurgia-HGRS
Atividade gratuita

Tags

Jacson Gonçalves

Tenho 25 anos sou natural de Salvador, Bahia. Sou cadeirante, jornalista, Blogueiro e Digital influencer. Ser jornalista é também contribuir com o exercício da profissão e ter na veia a responsabilidade social de levar informação e entretenimento.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − 1 =

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios