O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

“Momento Self” ajuda estudantes do Ensino Médio a lidarem com emoções, ansiedade e expectativas

Foto divulgação / Pio
Foto divulgação / Pio

Turmas dos 3ºs anos do Colégio Pio XII participam de acolhimento socioemocional para tratar de questões como a tensão pré-exames, escolhas futuras e angústias e frustrações geradas pela pandemia

Para ajudar os estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio a lidarem melhor com sentimentos típicos desta fase, como momentos de estresse e a transição para a vida fora da escola, o Colégio Franciscano Pio XII criou o “Momento Self”, que consiste em uma série de encontros semanais para que os jovens compartilhem os sentimentos vivenciados no período. A última série do Ensino Médio é uma das mais memoráveis para os alunos, marcada por mudanças, despedidas e incertezas acerca do futuro. Em meio a uma pandemia, essa fase se mostra ainda mais desafiadora.
“O Espaço Self é uma das iniciativas para proporcionar a esses jovens subsídios emocionais numa época da vida deles em que o surgimento de conflito interno começa a se intensificar”, explica a professora e psicóloga Patrícia Heidrich Prado, responsável pelo projeto e pela orientação vocacional para as turmas do Ensino Médio. “Esses estudantes perderam uma parte muito gostosa que é o último ano presencial. Então, nesses encontros podemos acolher as angústias e ansiedades do momento”, comenta.
Durante uma hora e meia, os jovens podem desabafar e compartilhar suas estratégias para lidar com a pressão e a tensão, encarando o medo de maneira mais saudável. Com a mediação da professora Patrícia, os alunos participam de bate-papos, técnicas e de dinâmicas de grupo que visam o equilíbrio e o bem-estar emocional, além de falar sobre seus sentimentos com os outros colegas.
A ação, que já acontecia desde o ano passado por demanda dos alunos, que apresentaram aos professores o desejo de ter um espaço para conversar sobre as tensões que cercam esse momento, foi remodelada para o modo virtual durante o isolamento e volta a ser presencial toda quarta-feira no contraturno escolar.
“Enquanto a parte acadêmica é extensamente trabalhada com apoio pedagógico, oficina de redação avançada, plantão, cursos extras e grupo de estudos, entendemos que a inteligência emocional também tem muita importância. Nesse momento de mudança da vida escolar para uma vida mais autônoma, o emocional tem grande peso junto aos alunos”, finaliza Viviane Paiva Direito, coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio.


Sobre o Colégio Franciscano Pio XII

Fundado em 1954 com o compromisso educacional conduzido pela filosofia franciscana, o Colégio Franciscano Pio XII trabalha há mais de 65 anos desenvolvendo líderes como agentes de transformação social, unindo conhecimentos acadêmicos e formação humana. Instalado em uma área de 179 mil metros quadrados com trechos de Mata Atlântica preservados, o Colégio tem infraestrutura completa voltada para a qualidade de ensino e conta com projetos inovadores na área da educação, como Middle e High School; programa bilíngue; educação financeira; educação socioemocional; laboratório maker; uso de tecnologias em sala de aula; entre outros.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.