O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

MARACATUVENTOS DE OURO CONVIDA MESTRE TETÉ PARA O CAFÉ COM XS MESTRXS

Depois de um ano desafiador para todos nós, o grupo Maracatu Ventos de Ouro começa 2021 com grandes conquistas e novidades para compartilhar com o nosso povo. Como uma de nossas primeiras ações, vamos ter a primeira edição da live Café com xs Mestrxs, onde falaremos sobre cultura popular, vida e obra de grandes nomes que contribuem para nossa história. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Na primeira apresentação do projeto, o Café com xs Mestrxs vai receber o mestre e presidente do Maracatu Almirante do Forte, Mestre Teté, no auge de seus 77 anos. Ele é cantor e compositor das loas entoadas pela Nação Almirante do Forte, que é uma das nações mais antigas ainda em exercício, com quase 90 anos de resistência em Recife. Mestre Teté é filho de um dos fundadores do grupo, Antônio José da Silva, e faz parte da geração que segue existindo e abrindo espaço para que possamos continuar a vivenciar a nossa cultura e a arte do povo preto.

Sobre o Maracatu Ventos de Ouro

O Maracatu Ventos de Ouro é um grupo feminino de Maracatu de Baque Virado, coordenado e regido pela mestra Josy Garcia há 6 anos na cidade de Salvador. Um dos principais objetivos do grupo é expandir a cultura do maracatu na Bahia, sobretudo no Nordeste, mas também alcançar outras regiões e espaços culturais no Brasil. Além disso, o grupo reconhece a importância de promover intercâmbios com grupos, mestres e mestras da cultura popular e batuqueiros recifenses, gerando assim uma troca de experiências e vivencias entre indivíduos e grupos praticantes de culturas populares, combatendo todas as formas de discriminação, preconceito e intolerância praticadas contra os símbolos e praticantes das culturas populares afro-brasileiras.

O Maracatu de Baque Virado é o elemento trabalhado pelo grupo, que executa as “loas” (canções) da Nação Porto Rico e também “loas” próprias compostas enquanto instrumento de expressão da cultura afro-brasileira, luta e resistência pelos direitos das mulheres e dos grupos de matriz africana e pela valorização da cultura afro-brasileira. O grupo é filho da Nação do Maracatu Porto Rico, nação centenária fundada em 1916 na cidade de Palmares/PE.

Entre as iniciativas desenvolvidas pelo Maracatu Ventos de Ouro, na cidade de Salvador, são desenvolvidas oficinas gratuitas de percussão e construção de instrumentos, ensaios abertos, cortejos e eventos culturais, com o objetivo de difundir a cultura popular afro-brasileira e a valorização cultural.

O Maracatu Ventos de Ouro traz a força e ancestralidade feminina para conduzir seus movimentos e fortalecer a cultura popular, também com o intuito de empoderar mulheres negras através do maracatu. O grupo faz ecoar a sua voz e dá compasso de representatividade feminina no cenário soteropolitano, sendo o primeiro e único grupo de maracatu feminino do estado da Bahia, em longas e constantes atividades, filiado a uma Nação de Maracatu.

SERVIÇO

O quê: Live Café com xs Mestrxs

Quando: Sábado, dia 23 de janeiro de 2021, às 10 horas.

Onde: Canal do Youtube Maracatu Ventos de Ouro

Link: https://www.youtube.com/maracatuventosdeouro

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *