O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Mais de 1 tonelada de lixo é retirada do mar em mutirão liderado pelo clube de canoagem Kaiaulu Va’a

Ação em celebração ao Dia Mundial dos Oceanos reuniu voluntários para limpeza da Baía de Todos os Santos

Em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos, estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas para 8 de junho, a Praia da Preguiça foi o cenário escolhido para o mutirão Remada Mar Limpo, promovido pelo clube de canoagem Kaiaulu Va’a no último domingo. No total, foram coletadas mais de 1 tonelada de materiais recicláveis retirados do mar.

A ação, que começou por volta das 8h, reuniu mergulhadores, pescadores e membros da comunidade, resultando na coleta de uma variedade de objetos do fundo do mar, como cacos de telhas, madeiras, vidros, latas de alumínio, garrafas PET e copos de plástico.

A gestora do Kaiaulu Va’a, Lorena Lago, destacou a importância da ação. “A gente sempre promove essa ação de limpeza da praia. Aproveitamos o Dia Mundial do Oceano para fazer uma ação maior, envolvendo mais pessoas. Este ano, conseguimos retirar um volume maior de lixo do mar, foi mais de uma tonelada em uma manhã inteira. Foi importante chamar atenção para essa causa e para o cuidado necessário com o meio ambiente.”

A iniciativa visou promover a conservação dos oceanos, destacando a Baía de Todos os Santos, e alertar sobre poluição, sobrepesca e mudanças climáticas. Durante o mutirão, voluntários cobriram áreas como Praia da Preguiça, Gamboa e Solar do Unhão, com a coleta de lixo destinada à triagem e descarte adequado.

A realização do mutirão só foi possível graças ao apoio de várias instituições, incluindo a Associação de Remo Salvador, Associação de Moradores Amigos de Gegê da Gamboa de Baixo, Museu do Mar, Fundação Aleixo Belov, Uber Marítimo, Seu Case, Bahia Marina, Abena e La Roche-Posay.

Jacson Gonçalves

Tenho 25 anos sou natural de Salvador, Bahia. Sou cadeirante, jornalista, Blogueiro e Digital influencer. Ser jornalista é também contribuir com o exercício da profissão e ter na veia a responsabilidade social de levar informação e entretenimento.

Compartilhe