O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Junho será marcado por muito Samba Junino com a banda Samba Trator

Foto: Divulgação

O mês de junho começou e além do Forró, outra tradição nesta época do ano é a apresentação do Samba Junino. Com nove anos de estrada, o Samba Trator promete difundir esta cultura durante todo o mês.
 
Dando o pontapé nessa maratona, o grupo conhecido como o Avassalador, já começa com apresentação neste sábado, 4, no Mousa Music a partir das nove horas da noite na Liberdade e,  no domingo,5, tem Trator em dose dupla com show às três horas da tarde no Calabar e às oito da noite no Joanas, Castelo Branco, na capital baiana.
 
“O mês de junho é bem marcado pelo forró e pelas comidas típicas, mas o Samba Junino também tem seu espaço e nós do Trator, fazemos questão de divulgar esta cultura”, declara o empresário e percussionista do Samba Trator, Ronaldo Silva.
 
Dando continuidade à maratona, no dia 10 de junho, o Trator retorna à Praça Pedro Archanjo, a partir das oito horas da noite, em mais uma edição da Sexta Avassaladora. No dia dos namorados, 12 de junho, os fãs do Trator terão duas oportunidades de acompanhar a banda. Seis horas da tarde na Ribeira ou na Praça das Artes, no Pelourinho, a partir das oito da noite.
 
“Para nós da família Trator, é sempre uma honra levar diversão e nossa cultura para diversos espaços e neste mês, o espaço que é dado ao Samba Junino é uma excelente oportunidade para divulgação e valorização deste movimento artístico e cultural”, afirma o vocalista do grupo Juraci Santos.
 
Mas a temporada de apresentações do Avassalador não para por aí. Na sexta-feira (17) a Banda retorna à Praça Pedro Archanjo a partir das oito horas da noite para mais uma edição da Sexta Avassaladora. No sábado, dia 18, os músicos fazem um show especial no Mousa Music, no bairro da Liberdade, a partir das nove horas da noite para festejar o aniversário do Trator.
 
 
“No dia 24 de maio, nós completamos nove anos de existência e, não podemos deixar passar em branco. O Mousa Music irá abrir suas portas para nossa celebração e contamos com todo mundo lá”, acrescentou Ronaldo Silva.
 
 
Na noite de São João, 24 de junho, o Avassalador faz o tradicional arrastão de Samba Junino a partir das oito horas da noite nas ruas do Engenho Velho de Brotas arrastando uma multidão de moradores do bairro e de outras localidades que acompanham o trabalho do Trator.
 
 
Sobre o Samba Trator:
 
Criado em 2013, o Samba Trator surgiu após a união de amigos do Engenho Velho de Brotas que já tocavam em grupos de Samba Junino do bairro e se apresentavam em festivais. Após uma reunião, estes amigos decidiram fazer um arrastão de Samba Junino no dia 24 de junho e adotaram o apelido de O Avassalador, fazendo referência a uma máquina de fazer Samba de Roda.
 
Com dois CD ‘s gravados, a Banda já se apresentou no carnaval de Salvador e em diversos festivais de Samba de Roda e de Samba Junino. Todos os anos, a Banda participa do São João no Engenho Velho de Brotas com o arrastão de Samba Junino, valorizando esta movimentação cultural.
 
Sobre o Samba Junino:
O samba junino representa uma expressão cultural genuinamente soteropolitana, marcado pela rítmica do samba duro, disseminada há pelo menos 40 anos em diversos bairros de Salvador. Os bairros tradicionais que realizam os festejos são Engenho Velho de Brotas, Engenho Velho da Federação, Federação, Garcia, Tororó, Nordeste de Amaralina, dentre outros. Em fevereiro de 2018, o Samba Junino foi reconhecido como Patrimônio Imaterial de Salvador.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.