O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Janeiro Branco: Cuidado à saúde mental nas empresas durante a pandemia


Psicóloga Organizacional fala da importância do acolhimento aos colaboradores

Com a pandemia do Coronavírus instalada no mundo inteiro, nunca se chamou tanto atenção para os cuidados com a saúde mental, já que o isolamento social, teve relação direta com o aumento da ansiedade entre os brasileiros. Mudanças provocadas na rotina pessoal e profissional foram o start para aumentos de casos. É o que revela uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em que diz que 80% da população brasileira tornou-se mais ansiosa nos períodos de maio, junho e julho do ano passado.
Esses dados refletem drasticamente as incertezas em que a COVID-19 provocou no mundo inteiro, e o ambiente corporativo também foi afetado, já que as empresas são formadas por pessoas, é que afirma a Psicóloga organizacional da UNINASSAU Salvador, Ariele Andrade. “O trabalhador brasileiro convive com o medo provocado pelo vírus em relação a sua saúde e da sua família, como também com a instabilidade econômica, a incerteza da continuidade do emprego devido ao aumento dos índices de desemprego, o acúmulo de tarefas e cobranças no home office, além das suspensões e reduções de carga horária, que terminaram por provocar a diminuição da renda familiar”, explicou.
Segundo a psicóloga organizacional, as empresas focaram suas energias, também, para fortalecer estratégias que ajudassem seus colaboradores a vencer mais esse desafio. “O acolhimento ao colaborador realizado de forma remota por psicólogos foi fundamental para apoia-los nesse momento, como também atividades disponibilizadas, como palestras educacionais, atividades físicas que também contribuíram para diminuir os níveis de estresse”, disse.
A campanha Janeiro Branco vem com o objetivo de alerta para os cuidados com a saúde mental. “A campanha nos ajuda a chamar atenção da população sobre a importância de cuidar da mente e que as empresas podem de fato, engajar ações que promovam o bem-estar psicológico das suas equipes. A iniciativa faz bem para ambos, trabalhadores saudáveis, clima organizacional saudável, aumentam a produtividade, reduzem as faltas e o absenteísmo”, concluiu.

Jacson Gonçalves

Tenho 25 anos sou natural de Salvador, Bahia. Sou cadeirante, jornalista, Blogueiro e Digital influencer. Ser jornalista é também contribuir com o exercício da profissão e ter na veia a responsabilidade social de levar informação e entretenimento.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *