O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Serviços

INVENTIVIDADE REALIZA PRIMEIRO ENCONTRO VIRTUAL PARA PESSOAS INTERESSADAS EM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

Fotos_Rebeca Lisboa

INVENTIVIDADE REALIZA PRIMEIRO ENCONTRO VIRTUAL PARA PESSOAS INTERESSADAS EM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

O evento acontece de 26 a 29 de setembro com painéis, palestras, debates e outras atividades

“O que você vai ser quando envelhecer?” É com esta provocação e o objetivo de promover diálogo e reflexão sobre a importância das aprendizagens ao longo da vida, que a Inventividade realiza o seu I Encontro, de 26 a 29 de setembro, das 16h às 20h, totalmente online.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em 2018, o Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas idosas que representam um percentual de 13% da população no país. Com o aumento da expectativa de vida, a pirâmide etária brasileira tem acelerado sua transformação, gerando a necessidade da sociedade pensar e planejar ações para assimilar estas mudanças e instituir políticas públicas que facilitem o envelhecimento cada vez mais sadio e autônomo.

Pensando nisso, o evento da Inventividade traz na Semana do Idoso discussões e eixos dos processos de aprendizagens nas áreas: Cultura e Criatividade; Famílias e Saúde; e Empreendedorismo. “Há várias áreas que têm um impacto mais direto na vida das pessoas idosas, para além de previdência social e limitações motoras. Para nós, o que prevalece é a capacidade de aprendermos e proporcionarmos uma transformação. Pensamos o evento focando muito na aprendizagem ao longo da vida e por isso a escolha do tema: O Que Você Quer Ser Quando Envelhecer?”, pontua Maria Isabel Carvalho, uma das idealizadoras da Inventividade.

Programação

A abertura, que acontece no dia 26 de setembro às 16h, contará com um painel sobre o panorama do envelhecimento, com integrantes de diferentes esferas da sociedade para discutir o cenário atual e a proposição de ações que promovam melhorias e novas possibilidades para o envelhecer. O evento contará com palestras, apresentação musical, oficinas, debates e relatos de experiências que vão ser discutidos por profissionais renomados no assunto, a exemplo de gerontólogos, psicólogos, educadores, assistentes sociais, artistas, entre outros.

Nomes como Ana Vilela Brandino (Ucsal), Romero Magalhães, Maíza Neville (Damicos), Tânia Fisher (EAUFBA), representante da Agência Nacional de Gerontologia (ANG Brasil), representante do SEBRAE-BA, Gabriel Teixeira, Lelo Filho (Companhia Baiana de Patifaria), Rosângela Correia e Ricardo Temóteo, que já estão confirmados na programação.

Para a psicóloga e também uma das fundadoras da Inventividade, Ana Claudia Freitas, o evento tem importância fundamental como forma de incentivar as pessoas a um envelhecimento mais ativo, saudável e com plenitude. Da mesma forma, a pedagoga e especialista em psicologia social, Jane Carvalho, acredita que a proposta principal do encontro será levar reflexão e questionar o universo do envelhecimento no Brasil e suas diversas vertentes que se relacionam com o tema.

A Inventividade

A palavra por si só é feminina e tem o intuito de unir a idade com a criatividade. Escolhido por Maria Isabel, o nome surgiu com a construção do site, em abril do ano passado quando Gabi Harrison, Maria Isabel Carvalho, Ana Claudia Freitas e Jane Carvalho se juntaram e viram a necessidade de criar um espaço que mostrasse os processos e ações voltadas às pessoas com idade acima dos 55 anos e que despertasse nos diversos segmentos da sociedade um novo olhar a respeito do processo de envelhecer.

A iniciativa surgiu em meio à pandemia e possibilita a criação e difusão de saberes nas mídias sociais através da publicação de conteúdos em vídeos e textos, além de dicas sobre tecnologia, depoimentos de pessoas idosas, compartilhamento de vivências e habilidades através de oficinas e workshops, totalmente online. “O que prevalece é a capacidade de aprender e é isso que possibilita a transformação e criação do projeto”, conclui Maria Isabel. Os conteúdos podem ser acessados pelo site www.inventividade.com, Instagram: @projeto.inventividade, Facebook /projeto.inventividade e YouTube: Inventividade.

Equipe Inventividade

Maria Isabel Vitória de Carvalho – Materializar Iniciativas Valorosas e Criativas: este é o propósito de Maria Isabel Vitória de Carvalho – Idealizadora da Inventividade e que define para a sua vida. Interessada em tudo o que auxilie a promova melhores condições de vida para todos, ela crê na solidariedade, na colaboração e na fraternidade como caminhos para que a vida em abundância seja uma realidade entre todos.

Ana Claudia Freitas – Uma caçadora de experiências e conhecimento. Pauta sua vida pessoal e profissional no respeito à diversidade e justiça social. Psicoterapeuta, Consultora em Desenvolvimento Humano e Bem Estar Integral.

Gabriela Harrison – Produtora cultural e historiadora. Curiosa, autodidata, social media, designer e pesquisadora do Youtube.

Jane Carvalho – Pedagoga, especialista em psicologia social, é consultora em desenvolvimento humano, professora e gestora cultural. Amante do trabalho com pessoas e apaixonada pela cultura, arte e todas as formas possíveis de criatividade, imaginação e adaptação ativa à realidade.

Serviço

I Encontro Inventividade

Quando: de 26 a 29 de setembro (domingo a terça), das 16 às 20h

Onde: Canal do YouTube Inventividade disponível em: https://www.youtube.com/Inventividade

Quanto: Gratuito

Informações e inscrições: https://bit.ly/EncontroInventividade

Conheça e siga a Inventividade em suas redes sociais:

Instagram e Facebook: @projeto.inventividade

YouTube: Inventividade

Site: https://www.inventividade.com/

Programação

26/09 Abertura

16:00 – 18:15 Painel – Envelhecimento Saudável – Panorama Atual e Perspectivas

18:15 – 19:00 Apresentação Musical

27/09 Aprendizagens, Famílias e Saúde

16:00 – 18:00 Mesa – Saúde Integral no Envelhecimento: Preparo e Vivência – uma visão geral dos diferentes envelhecimentos no Brasil.

18:00 – 19:00 Oficinas de Parceiros

19:00 – 20:00 Painel – O Papel do Cuidador – Experiência de Formação de Cuidadores

28/09 Aprendizagens, Cultura e Criatividade

16:00 – 19:00 PAINEL

Palestra – Novas possibilidades de se dar existência

Cases – A Inventiva Idade: Um Casal fora da Caixa – A Arte não Tem Idade e a Vida Segue Bem Vivida

Debates

19:00 – 20:00 Oficina de Parceiros

29/09 Aprendizagens e Empreendedorismo

16:00 – 18:00 PAINEL

16:05-16:35 – Palestra – Empreendedorismo Maduro

16:35-16:50 – Relato de Experiência – Instituto Amadurecer

16:50-17:20 – Case – Cia Baiana de Patifaria Case – Inclusão Digital

17:20-18:00 – Debates

18:00 – 19:00 Serenatas Poéticas – Oficina de Expressão pela Poesia

19:00 – 20:00 Apresentação Oficinas Encerramento do Evento Síntese e Encaminhamentos

Jacson Gonçalves

Tenho 25 anos sou natural de Salvador, Bahia. Sou cadeirante, jornalista, Blogueiro e Digital influencer. Ser jornalista é também contribuir com o exercício da profissão e ter na veia a responsabilidade social de levar informação e entretenimento.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios