O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Inovação deve ser carro-chefe para recuperação do turismo na capital da Bahia, apontam especialistas

Foto divulgação
Foto divulgação
Foto divulgação

Pablo Coirolo, Guilherme Dias e Pablo Barrozo destacaram caminhos possíveis na Expo Retomada Salvador 

Foto divulgação
Foto divulgação

Com a presença de Pablo Coirolo (Fundador da Crypto Bay Montevideo), Guilherme Dias (jornalista, empreendedor e viajante), Pablo Barrozo (Secretário de Cultura e Turismo de Salvador) e mediação de Rodrigo Paolilo (empreendedor e CEO da Rede+), um dos painéis da EXPO RETOMADA SALVADOR debateu diferentes formas de inovação e como cada uma pode contribuir para a recuperação da cidade nessa fase de retomada do turismo.  

Tecnologia 

Coirolo acredita que o Blockchain e o passaporte sanitário são as ferramentas que podem minimizar o impacto e ajudar a controlar a Covid-19. Segundo ele, essa fase de retomada requer bastante responsabilidade de cada indivíduo. “Não há um só caminho para atingirmos o fim da pandemia. A próxima fase de normalidade vai exigir sacrifícios e a tecnologia vai nos ajudar a chegar lá. A informação de como agir vai ser fundamental”, garante.  

Turismo 

Para Guilherme Dias, a cidade de Salvador deve investir em sua história e a proposta dele para isso é através do turismo étnico. Com sua observação e vivência do site Guia Negro, criado por ele em 2017, ele entende que o turismo ainda é um local de privilégio que poucas pessoas negras conseguem acessar. Em 2018, ele criou a Black Bird, uma plataforma de viagens para inspirar pessoas negras.  

“Salvador é a Meca Negra, aquele lugar que todo negro precisa conhecer. Nosso lema é: Se viajar pode ser transformador, por que não pode ser inclusivo? Queremos que o afroturismo seja cada vez mais realidade”, afirma.  

Comunicação 

Em sua fala, Pablo Barroso, secretário de cultura e turismo de Salvador, pontuou as dificuldades enfrentadas pelo setor desde o início da pandemia. Foi o momento de parar de pensar em trazer pessoas para a cidade e investir em comunicação transparente, credibilidade.  

“Para uma secretaria de Turismo é muito difícil pedir às pessoas para ficarem em casa e não virem ao seu município. Mas desde o início nossa prioridade foi respeitar a vida das pessoas e hoje Salvador é conhecida por isso”, conta.  

“Fomos a primeira cidade do Brasil a receber o selo Safe Travel. Isso só foi possível pela nossa conduta. Para isso, foi preciso olhar Salvador como um todo, e foi preciso nos uni. Com certeza essa atitude renderá bons frutos. Um deles já estamos colhendo aqui neste evento”, afirma.  

Expo Retomada 
Com inscrições esgotadas, o evento teste Expo Retomada Salvador pôde ser acompanhado também pelas redes sociais. As palestras foram transmitidas ao vivo pelo canal do Centro de Convenções Salvador no YouTube e pelo perfil no Instagram (@ccs_salvador).   

A Expo Retomada Salvador é um evento promovido pela GL events que visa demonstrar na prática a aplicação de protocolos para a realização de eventos seguros, além de apresentar tendências para o setor.   

Fabio Almeida

Tenho 38 anos, nascido em Salvador/Ba, um soteropolitano nato. Jornalista de profissão sigo o compromisso e responsabilidade com a verdade e apuração dos fatos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *