O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Entretenimento

Influencer baiano Thiago Almasy participa no dia 16 de abril de lançamento do espetáculo-game “Inimigos” 

O digital influencer baiano Thiago Almasy e o pedagogo Marcos André participaram na sexta-feira (16), às 19h, da Live de lançamento do espetáculo-game “Inimigos”, obra comemorativa do sétimo ano de atividades do COATO Coletivo. O game, que poderá ser baixado gratuitamente até o dia 01 de maio no site oficial (https://coato-coletivo.itch.io/inimigos) do coletivo cênico, tem parceria com o Grupo de Desenvolvimento de Jogos da UFRJ (GDP). A Live conta ainda com a mediação do ator do espetáculo Genário Neto e a atriz e coordenadora de acessibilidade Natielly Santos.

O universo alternativo da produção é inspirado na obra de Henrik Ibsen (O Inimigo do Povo – 1882) e promete uma imersão estimulante e desafiadora aos sentidos, que em seu projeto de desenvolvimento, possibilita entusiastas surdos a embarcarem nas aventuras por meio de suas extensões promotoras de acessibilidade.

A trama original de Ibsen conta a história de um médico em uma pequena cidade litorânea norueguesa que, ao tornar público um problema de contaminação dos recursos hídricos no balneário, torna-se gradativamente o inimigo do povo, ao contrário do que imaginara enquanto prestava esse parecer à saúde pública da população.

O ineditismo da junção entre artes cênicas, gamificação e o mundo do audiovisual é um dos atributos da obra virtual, que propõe uma reflexão sobre as questões do texto dramatúrgico, atualizando o cenário aos nossos contextos nacionais, instigando pessoas em todo território à reflexão e ação sobre crise de recursos hídricos, o descaso com a saúde pública e a corrupção política e social.

O espetáculo-game, que integra o projeto Um Inimigo do Povo, poderá ser acessado por um aplicativo de celular inspirado principalmente por visual novels no estilo “Found Phone”. Dividido em atos, o jogador poderá escolher o modo single (com os outros personagens tomando decisões pré-determinadas), e a partir do dia 27 de abril estará disponível no site a versão multiplayer aberto (em que vários jogadores se conectam).

Cada espectador-jogador assume o papel de um dos Personagens Título da peça e terá a oportunidade de navegar pelos jornais da cidade, contar com o auxílio de assistentes virtuais e a consulta de um GPS pessoal, no intento de resolver conflitos apresentados durante o desenvolvimento do arco narrativo.

O jogador-expectador irá trilhar um caminho individual em um cenário aberto repleto de questões a serem solucionadas. O espectador passa a ser jogador e fica responsável pelas tomadas de decisões estabelecidas. Em Inimigos, o real e o virtual estão articulados e funcionam de maneira conjunta.

Ao início de cada campanha, cada jogador/jogadora deverá escolher dentre os seis personagens títulos disponíveis, que serão interpretados por atores e atrizes que dão forma às escolhas do jogador e interagem com ele/ela por chamadas cinematográficas, áudios e outros conteúdos multimídia. Quatro dos personagens são jogáveis (NPCs) e outros dois personagens são não jogáveis (No player).

Para além da direção e desenho dramatúrgico de Mirian Fonseca e Marcus Lobo, o projeto traz o cineasta Marcio Ventura no roteiro, Igor Carneiro como designer de jogo, Yasmin Barbosa como ilustradora e André Coelho como programador. Além de Natielly Santos, atuam na produção os atores e atrizes Genário Neto, Mirela Gonzalez, Amanda Cervilho, Victor Sampaio e Matheus Nasca.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Tags

Jacson Gonçalves

Tenho 25 anos sou natural de Salvador, Bahia. Sou cadeirante, jornalista, Blogueiro e Digital influencer. Ser jornalista é também contribuir com o exercício da profissão e ter na veia a responsabilidade social de levar informação e entretenimento.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios