Feira literária gratuita reunirá nomes como Ana Maria Machado e Jessé Souza com programação diversa e acessível no centro da cidade
Entre os dias 29 e 31 de julho, Ilhéus se transforma em um grande palco para a literatura com a realização da 8ª edição da Festa Literária de Ilhéus — FLI. O evento já é uma tradição no calendário cultural da Bahia e ocupará espaços emblemáticos do centro histórico, como o Teatro Municipal e a Rua Jorge Amado, reunindo escritores, artistas e o público em geral em uma grande celebração à leitura e à cultura regional.
Nesta edição, a FLI homenageia figuras marcantes da literatura do sul da Bahia, como Sosígenes Costa, Jorge Medauar, Adonias Filho e Mestre Virgílio. A programação inclui bate-papos com autores, rodas de conversa, lançamentos de livros, doações de exemplares e atividades culturais voltadas para formação de novos leitores em escolas públicas da região.
Entre os nomes confirmados estão a premiada escritora Ana Maria Machado e o sociólogo Jessé Souza, autor de best-sellers como A Elite do Atraso. Todos os encontros são gratuitos, com tradução simultânea em Libras e abertos ao público sem necessidade de inscrição prévia.
A FLI é uma realização da Comunidade Tia Marita em parceria com a Editus – Editora da UESC e conta com apoio das secretarias municipais de Cultura e Turismo, da Academia de Letras de Ilhéus e do Governo da Bahia, por meio da Fundação Pedro Calmon. As inscrições para autores e expositores já estão abertas no link: https://linktr.ee/festaliterariadeilheus.
A cada edição, a FLI reafirma sua missão de democratizar o acesso à literatura e valorizar os talentos locais e nacionais, fazendo de Ilhéus um ponto de encontro entre cultura, educação e inclusão.