Concluir o ensino médio era considerado um sonho distante para a recepcionista Keitiane dos Santos, 27 anos, adormecido por 10 anos por conta das responsabilidades com a família e pelo trabalho. “Eu avistava esse sonho cada vez mais longe, mas nunca perdi a esperança e a força de vontade de realizá-lo”, conta a jovem que superou as dificuldades e alcançou sua meta. Na sexta-feira, 11, às 18 horas, ela e outros 101 colegas vão celebrar a formatura no Programa Seja! Saberes da EJA, que tem o objetivo de ampliar a educação básica de jovens e adultos de Camaçari e Dias d’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A cerimônia será realizada remotamente, adaptada às recomendações para evitar aglomeração.
Arquivo pessoal |
A proposta é promover um evento leve e interativo simulando um programa de auditório, tornando a conclusão do curso de educação de jovens e adultos (EJA) um momento especial. A iniciativa, que é patrocinada pela Braskem, é realizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi Bahia) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Bahia). “Estou muito ansiosa para minha formatura e feliz por poder compartilhar minha alegria com meus filhos, esposo e minha mãe. Protegidos em nossa casa, vamos comemorar e festejar esse momento”, relata emocionada Keitiane, que agora já planeja realizar novos cursos e passar no vestibular para Direito.
A cerimônia será transmitida pelo YouTube para os alunos e seus familiares. Para facilitar o acesso, os estudantes vão receber créditos no celular. A celebração seguirá o protocolo comum às formaturas e terá mestre de cerimônia, juramento, concessão do grau, homenagem do professor e até plaquinha para simular o capelo (chapéu usado pelos formandos). Os formandos também foram presenteados com uma caixa personalizada entregue em suas residências com camisa do projeto, o canudo original com certificados do curso, histórico do aluno, além de plaquinhas com frases divertidas e uma embalagem com brigadeiros gourmet para festejar a conquista.
O Programa Seja! Saberes da EJA tem o diferencial o reconhecimento de estimular saberes adquiridos ao longo de suas vidas para conclusão do ensino médio e a oferta de qualificação profissional pelo Senai, ampliando assim as oportunidades para inclusão no mercado de trabalho. Este é o segundo ano do projeto na região de Camaçari e marca a expansão para o município de Dias D’Ávila.
Sobre o SESI
O Serviço Social da Indústria (SESI) é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que integra o Sistema da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB, que representa os interesses das indústrias na Bahia. Organização de grande porte do setor de serviços, o SESI opera por meio de 15 unidades de negócio, oito clínicas e três agências distribuídas nas regiões de maior concentração de indústrias. Presente em todo o Brasil, desenvolve na Bahia ações de Educação e Saúde e Segurança, voltadas para a indústria, seus trabalhadores e dependentes. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma das ações gratuitas do SESI, voltadas para a sociedade e trabalhadores, e na qual se insere o Programa SEJA!, realizado sob o patrocínio e a parceria da Braskem.