Os 10 jovens poetas finalistas de escolas públicas de Salvador e Região Metropolitana se apresentam no dia 3 de outubro no Largo Quincas Berro D’Água dentro da programação da 5ª Festa Literária Arte e Identidade
A nova edição da Festa Literária Arte e Identidade já tem seus protagonistas definidos com a divulgação dos 10 jovens poetas de escolas públicas de Salvador e Região Metropolitana que irão se apresentar no Concurso Versos de Identidade Ano II. As apresentações acontecem no dia 3 de outubro, às 15h30, no palco do Largo Quincas Berro D’Água, dentro da programação do Espaço Juventudes.
Os poemas selecionados trazem à tona reflexões sobre identidade, resistência, ancestralidade e a potência da alegria como forma de luta e afirmação. Estudantes das escolas Diácono Fernando Britto, Severino Vieira, Nelson Mandela, Júlio Virgílio de Sant’Anna, Teodoro Sampaio, Pedro Ribeiro, Carlos Marighella, Pedro Paranhos, Conselheiro Luiz Viana e Cidade de Candeias disputarão os três primeiros lugares, que serão premiados com troféu, valor em dinheiro e livros da literatura negra infantojuvenil.
De acordo com a escritora e coordenadora pedagógica Márcia Mendes, que fez parte da seleção ao lado da curadora Karla Daniella Brito, o concurso representa uma oportunidade de viver a leitura e a escrita como práticas sociais. Inspirada pelo conceito de “escrevivências” de Conceição Evaristo, ela destaca que os poemas trazem marcas de memórias individuais e coletivas, transformando a escrita em um ato de resistência e celebração.
A 5ª Festa Literária Arte e Identidade é realizada pela Associação Cultural e Carnavalesca Quero Ver o Momo, com apoio do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura. A iniciativa também conta com recursos da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador, além da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e do Governo Federal.



