O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

“Eugenia Feodorova: A dança como missão” é o tema do Theatro Municipal Palco Livre

Um dos nomes mais respeitados da dança no país, Eugenia Feodorova, é o tema do Theatro Municipal Palco Livre da próxima terça-feira, dia 27 de outubro, às 15h, no Instagram @theatromunicipalrj. A Chefe do Centro de Documentação do Municipal do Rio, Fátima Cristina Gonçalves, vai conversar com a bailarina solista e ensaiadora do Balé do Theatro, além de professora da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, Norma Pinna. A Live, que tem como tema “Eugenia Feodorova: A dança como missão”, abordará a trajetória da bailarina russa na dança, ressaltando sua atuação como coreógrafa do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde desenvolveu a sua arte na composição de espetáculos memoráveis, como “Le Coq D’Or”, em 1958, “Descobrimento do Brasil”, de Villa-Lobos e o lendário “Lago dos Cisnes”, de 1959, que marcou não só o cinquentenário do Municipal, mas a história da dança, já que foi a primeira apresentação na América do Sul dos quatro atos do balé de Tchaikovsky.

Foto: Divulgação

Sobre Fátima Cristina Gonçalves

Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense, pós-graduada em Administração Pública e especialista em documentação. É chefe do Centro de Documentação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde 2015. Dirigiu o Museu do Ingá e o Museu dos Teatros do Rio de Janeiro. Professora do ensino superior desde 2000.

Foto: Divulgação

Sobre Norma Pinna

Estudou na Escola de Dança Maria Olenewa. Em 1985 ingressou no Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 1987 foi contemplada com uma bolsa de estudos na Escola Agrippina Vaganova, em Leningrado, atual São Petersburgo, na Rússia. Ao voltar, seguiu no Corpo de Baile do Municipal que tinha a direção de Tatiana Leskova e Eugenia Feodorova. Em 2000, foi promovida à Primeira Bailarina, sob o comando de Gustavo Mollajoli.  Em 2011, foi convidada, pelo então diretor Sérgio Lobato, para ser ensaiadora do Corpo de Baile. É professora da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa.

Serviço:

Theatro Municipal Palco Livre, Vale e Petrobras convidam Fátima Cristina Gonçalves e Norma Pinna em “Eugenia Feodorova: A Dança Como Missão”

Data: 27 de outubro – terça-feira

Live às 15h

Instagram: @theatromunicipalrj

Patrocínio Ouro@valenobrasil e @petrobras

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.