O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Espetáculo na cozinha: Showcoocking encanta o público no 2⁰ dia do Origem Week Bahia

Evento realizado no Centro de Convenções de Salvador tem programação até o dia 17/03, com entrada franca

Após ter sido inaugurada com a presença ilustre do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, a terceira edição do Origem Week segue movimentando os setores de gastronomia, negócios e turismo com uma extensa programação no Centro de Convenções, em Salvador. A segunda noite do evento, nesta sexta-feira (15), foi marcada pela presença expressiva do público, que pôde conhecer e degustar uma gama de produtos de diferentes regiões do estado através dos mais de 200 expositores cadastrados. Palestras e Showcoocking completaram a grade de atrações da feira que abriga a 35ª edição do Chocolat Festival.

As estrelas do dia foram os chefs, que trouxeram para os espectadores a experiência de vivenciarem a rotina de uma cozinha profissional com Showcoocking. A chef Dani Façanha abriu as atividades com o “Siri em Três Versões”, com novas possibilidades de se preparar o fruto do mar. “Todo mundo faz o siri em casquinha e gratinado e eu quis mostrar uma outra versão, mantendo sua simplicidade mas mudando a forma de apresentação, usando a regionalidade. Preparei uma salada de siri com coco verde e molho à base de mel de cacau, mini hambúrguer de siri com molho de chocolate e a tapioquinha hidratada com dendê de com recheio de moqueca de siri”, disse.

A chef angolana, radicada na Bahia, Dona Dolores, apresentou o “Camarão ao Molho Calulu”, um prato típico de sua terra natal. “O Calulu é uma comida que traz muito afeto e une a Angola e a Bahia”, celebrou a chef. Já o chef baiano Jônatas Bomfim reinventou uma iguaria popular ao incorporar o cacau no Bobó de Camarão. “Estou honrado em poder representar a comida raiz da Bahia neste evento tão importante. Fiquei feliz com a presença dos produtores da agricultura familiar”, disse.

Atração mais aguardada, a chef argentina Mariana Corbetta ensinou os visitantes a prepararem Ovos de Páscoa e bombons com licor regional. Veterana no Chocolat Festival, Corbetta celebrou a ligação dos países através da gastronomia. “Eu adoro mesclar a gastronomia argentina com a brasileira e fazer receitas para representar os nossos países, que tem muita coisa em comum. Pra mim é muito gratificante participar do evento porque aprendo muita coisa”, afirmou.

Comandando a área Kids Cooking, a chef Tia Pri interagiu com a criançada e promoveu dinâmicas, além de ensinar a deliciosa receita de pirulitos de chocolates. “É uma alegria voltar para a terceira edição do Origem Week. Comandar a área Kids é uma oportunidade de estimular os pais a trazerem seus filhos para o ambiente da cozinha, incentivando a descoberta do cacau que se transforma em chocolate”.

Já para os interessados em adquirir conhecimento sobre a cultura cacaueira e a geração de negócios e fomento do turismo, uma série de palestras foram realizadas no auditório. Alguns temas foram: Rodada de Negócios: Alimentos e Bebidas / Turismo de Negócios, Capacitação para agentes de viagens: Estrada do chocolate – ABAV e “A Origem como diferencial no mercado nacional e internacional”. Entre os palestrantes, se destacaram Fábio Alexandre (MAPA); Patrícia Orrico (FIEB); Antônio Carlos Borges (SEBRAE); o advogado Achille Bianchi; Viviane Almeida (INPI); Prof. Alcides Caldas (UFBA); e o diretor executivo Cristiano Sant’Ana.

Para o CEO da M21 e idealizador do Origem Week e Chocolat Festival, Marco Lessa, o evento está se firmando como um importante vetor de desenvolvimento do estado. “Com essa feira, incrementamos o fluxo turístico do estado. As pessoas têm a oportunidade de conhecer produtos de origem baiana, que enriquecem tanto a nossa gastronomia quanto a nossa cultura. Além disso, promovemos os atrativos turísticos de toda a Bahia”

O Origem Week e o Chocolat Festival estimam receber cerca de 20 mil visitantes durante os quatro dias (14, 15, 16, 17/03), gerando uma receita de R$ 5 milhões em negócios. A entrada é gratuita, mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível, que será doado para a campanha Bahia Sem Fome. O evento é uma realização da MVU Empreendimentos/Grupo M21, em parceria com o Governo da Bahia através da SETUR, SDE, SDR, SEMA, SETRE, SEAGRI e Bahiater.

SERVIÇO
3ª edição do Origem Week Bahia
Quando: 14 a 17 de março
Horário: 14h às 22h
Onde: Centro de Convenções Salvador
Endereço: Av. Octávio Mangabeira, 5.490 – Boca do Rio, Salvador – BA
Entrada: 1kg de alimento não perecível
Inscrição: https://origemweek.com.br/links/?fbclid=PAAaZK1_l1rVUALWFze1L16a1fgOp5bT6R0V2PAJ708Oa14TQ6ifvSD7kosx8
Saiba mais: https://www.instagram.com/origemweek?igsh=MXRscDZvYTk1anlodA==

Fotos: Alberto Monteiro

Jacson Gonçalves

Tenho 25 anos sou natural de Salvador, Bahia. Sou cadeirante, jornalista, Blogueiro e Digital influencer. Ser jornalista é também contribuir com o exercício da profissão e ter na veia a responsabilidade social de levar informação e entretenimento.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *