O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Saúde

Especialista alerta para os cuidados que os ‘atletas de verão’ precisam ter

Calor, sol e mar. Falta praticamente um mês para a estação mais quente e colorida do ano e nessa época as pessoas se tornam ávidas para ter o corpo em forma. No verão, as pessoas querem se mostrar mais e logo que os termômetros começam a subir, elas lotam as academias, praças e parques. Com toda essa ebulição, tem muita gente que decide correr para colocar em prática o famoso “Projeto Verão”. Tanto que o Brasil já se tornou o segundo maior mercado de academia do mundo, segundo a ACAD (Associação Brasileira de Academias). As matrículas crescem cerca de 30% no início do verão e esse índice sobe para até 45% se forem consideradas as adesões realizadas apenas na alta temporada. Mas antes de pensar em exibir apenas um corpo que parece saudável, o mais importante é pensar na saúde regular e aí fica o alerta. “Frequentar uma academia diariamente, e não somente no verão, traz motivação e bem-estar, o que é considerado mais importante do que essa busca por um corpo esculpido”, explica o Coordenador Geral na Rede Alpha Fitness, Danillo Santana.

É importante que a pessoa fique atenta a problemas cardíacos e também lesões de ligamentos, que podem surgir em quem está há algum tempo sem praticar esportes. “É prudente que as pessoas saibam que a prática incorreta ou excessiva de exercícios é tão prejudicial à saúde quanto o sedentarismo”, revela Danillo. O ideal é que a pessoa não queira fazer tudo em um dia só na intenção de tirar o atraso do tempo parado e sim iniciar as atividades de maneira moderada. Começar devagar, com caminhadas de 20 a 30 minutos nos primeiros dias, pois assim não há sobrecarga. “Começar uma atividade física a qualquer tempo traz benefícios para a saúde, porém é a rotina de exercícios que trará ganhos reais. Procure algo que você realmente goste para que seja prazeroso e assim a atividade física será um hábito na sua vida”, conta o especialista. Além disso, é importante que se ache o ponto de equilíbrio em relação ao volume e à intensidade dos treinos. Ou seja, as atividades devem ser realizadas de maneira gradual, aumentando o ritmo com o passar do tempo. “Vale lembrar ainda, que os exercícios devem estar aliados a um equilíbrio nutricional”, finaliza Danillo

Tags

Jacson Gonçalves

Tenho 25 anos sou natural de Salvador, Bahia. Sou cadeirante, jornalista, Blogueiro e Digital influencer. Ser jornalista é também contribuir com o exercício da profissão e ter na veia a responsabilidade social de levar informação e entretenimento.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − treze =

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios