Recentemente, os vereadores da cidade de Queimadas, interior da Bahia, apresentaram uma denúncia grave contra o atual prefeito André Andrade e seu candidato a sucessor, Clementino, conhecido como Kelé. A denúncia acusa o prefeito de ter favorecido empresas de propriedade exclusiva de Kelé em processos licitatórios durante seu mandato.
Além de Kelé, outros três indivíduos foram denunciados, entre eles estão: José Ariel, ex-Secretário de Infraestrutura e Antônio Carneiro, fiscal de contratos, ambos sobrinhos de Kelé. A denúncia alega que eles participaram ativamente de processos licitatórios que beneficiaram as empresas de Kelé.
A suspeita de fraude é reforçada pelo fato de que as empresas vencedoras, C J DOS SANTOS RODRIGUES EMPREENDIMENTOS LTDA e CLEMENTINO J DOS S RODRIGUES LTDA, possuem como sócios pessoas que são parentes de servidores públicos municipais, o que é proibido por lei. As provas apresentadas indicam que houve um esquema para direcionar as licitações em favor dessas empresas, que supostamente estavam impedidas de contratar com o município.
A denúncia levanta questões sérias sobre a integridade dos processos licitatórios em Queimadas e poderá ter implicações significativas para as eleições de 2024 e para a administração atual.
Número da Denúncia: 8001122-21.2024.8.05.0206