O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Entretenimento

Documentário ‘Visitas de Helisleide Bomfim’ aborda saúde mental e arte como suporte de cura

Visitas de Helisleide Bomfim”, documentário que aborda temas como saúde mental, depressão, autocuidado e arte como suporte de cura, será lançado no Dia Nacional da Luta Antimanicomial, em 18 de maio, no canal do Território Sirius no YouTube (youtube.com/territoriosirius). A produção do filme fará lives nos dias 17 e 24 de maio, às 17h, com diálogos entre convidadas, sobre os temas abordados no documentário, no perfil da produtora (@siriusterritorio) no Instagram.
 
No filme, a atriz Helisleide Bomfim visita quatro integrantes do grupo de teatro “Os Insênicos”, formado por usuários de Centros de Atenção Psicossocial (Caps), conduzido há mais de dez anos pela atriz e psicóloga Renata Berenstein. Os atores Sônia Ferreira, Anderly Oliveira da Cruz, Lívia Sousa e José Raimundo dos Santos compartilham seu cotidiano, memórias, ideias e falam sobre a militância antimanicomial. O trailer do filme pode ser conferido no YouTube (https://youtu.be/MKsN_WEmS8s).
 
O documentário foi produzido durante a pandemia, seguindo todos os protocolos de segurança. Gravado com o celular, “Visitas de Helisleide Bomfim” tem direção de Fabio Vidal, que assina o roteiro junto com Edson Bastos, Henrique Filho e Inajara Diz. A produção executiva é de Ana Paula Vasconcelos.
 
Em 2020, foi produzido o documentário “Ecoando Helisleide Bomfim”, que apresentou e revelou ideias, comportamento, atuação e histórico da atriz, usuária de Caps, militante da causa antimanicomial e integrante do grupo “Os Insênicos”. Helisleide Bomfim foi premiada recentemente na categoria especial “Revelação”, por sua atuação no espetáculo “Holocausto Brasileiro”, no Prêmio Braskem de Teatro 2020. O documentário “Visitas de Helisleide Bomfim” amplia o universo tratado na obra anterior, apresentando quatro colegas de teatro e de luta antimanicomial. 
 
Para tratar de temas como saúde mental, autocuidado e arte como suporte de cura, a programação do lançamento do filme conta com diálogos virtuais com convidadas no perfil da produtora (@siriusterritorio) no Instagram
 
No dia 17 de maio, às 17h, Helisleide Bomfim e Fabio Vidal recebem Lívia Sousa e Anderly Oliveira da Cruz, atrizes que participaram do documentário, junto com Renata Berestein, diretora do grupo “Os Insênicos”. Já no dia 24 de maio, às 17h, as convidadas são Edna Amado, assistente social, militante antimanicomial e coordenadora do Núcleo de Estudos Pela Superação dos Manicômios, e Carla Geline Campos, psicóloga, redutora de danos, profissional da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) em Camaçari e coordenadora do Fórum Municipal de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas de Salvador.
 
O filme é uma realização do Território Sirius, Voo Audiovisual e Multi Planejamento Cultural, contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.
 
Serviço
Lançamento do documentário “Visitas de Helisleide Bomfim”
Data: 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Horário: 10h
Transmissão: Canal do Território Sirius no YouTube (youtube.com/territoriosirius)
Gratuito
 
Lives com convidadas 
Datas
17 de maio – Helisleide Bomfim e Fabio Vidal recebem Anderly Oliveira da Cruz, Lívia Sousa e Renata Berenstein
24 de maio – Helisleide Bomfim e Fabio Vidal recebem Carla Geline Campos e Edna Amado
Horário: 17h
Transmissão: Perfil do Território Sirius (@siriusterritorio) no Instagram
 

Tags

Jacson Gonçalves

Tenho 25 anos sou natural de Salvador, Bahia. Sou cadeirante, jornalista, Blogueiro e Digital influencer. Ser jornalista é também contribuir com o exercício da profissão e ter na veia a responsabilidade social de levar informação e entretenimento.

Artigos relacionados

1 pensou em “Documentário ‘Visitas de Helisleide Bomfim’ aborda saúde mental e arte como suporte de cura”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios