Exposição reúne documentos históricos pouco conhecidos sobre o 2 de Julho e destaca o protagonismo popular nas lutas de 1821 a 1823
Em homenagem aos 202 anos da Independência da Bahia, o Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB) abre ao público a exposição “Do Recôncavo à Independência”, em cartaz de 1º a 31 de julho, com entrada gratuita. A mostra reúne fac-símiles de documentos históricos da coleção “Independência do Brasil na Bahia”, destacando a resistência popular em vilas, quartéis, câmaras municipais e outras localidades do Recôncavo Baiano, entre 1821 e 1823.
A exposição apresenta correspondências, atos normativos e registros oficiais que revelam a escrita da liberdade construída a muitas mãos. Ao lançar luz sobre personagens e territórios esquecidos pelas narrativas oficiais, a iniciativa reafirma o compromisso do APEB, órgão da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), com a valorização da história popular da Bahia. “A mostra reafirma o papel do APEB como guardião da memória pública e espaço de pesquisa, reflexão e valorização da história popular”, afirma o diretor Jorge Vieira.
O Arquivo Público está localizado na Ladeira da Quintas dos Lázaros, nº 50, Baixa de Quintas, em Salvador, e a visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira.