Ir para o conteúdo
Hoje: - Horário de Brasília:

O portal Jack Comunica não se responsabiliza pelo conteúdo enviado por assessorias.

Do Recôncavo à Independência celebra a escrita da liberdade no Arquivo Público da Bahia

Escute a matéria aqui.

Exposição reúne documentos históricos pouco conhecidos sobre o 2 de Julho e destaca o protagonismo popular nas lutas de 1821 a 1823

Em homenagem aos 202 anos da Independência da Bahia, o Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB) abre ao público a exposição “Do Recôncavo à Independência”, em cartaz de 1º a 31 de julho, com entrada gratuita. A mostra reúne fac-símiles de documentos históricos da coleção “Independência do Brasil na Bahia”, destacando a resistência popular em vilas, quartéis, câmaras municipais e outras localidades do Recôncavo Baiano, entre 1821 e 1823.

A exposição apresenta correspondências, atos normativos e registros oficiais que revelam a escrita da liberdade construída a muitas mãos. Ao lançar luz sobre personagens e territórios esquecidos pelas narrativas oficiais, a iniciativa reafirma o compromisso do APEB, órgão da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), com a valorização da história popular da Bahia. “A mostra reafirma o papel do APEB como guardião da memória pública e espaço de pesquisa, reflexão e valorização da história popular”, afirma o diretor Jorge Vieira.

O Arquivo Público está localizado na Ladeira da Quintas dos Lázaros, nº 50, Baixa de Quintas, em Salvador, e a visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira.

 

Compartilhe

Tempo agora
Salvador
11 de julho de 2025
Slight rain showers
Descrição curta
23°C
Apparent: 26°C
Humidade: 86%
Vento: 8 km/h SE
Rajada: 30 km/h