O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Gastronomia

Conheça o Coco Pimenta, gastrobar participante do 8° Festival Sabores de Itacaré

 oitava edição do Festival Sabores de Itacaré está prestes a começar, e os mais de 30 restaurantes participantes já definiram os pratos que criaram especialmente para o evento gastronômico, um deles é o Coco Pimenta, gastrobar especializado em massas artesanais e coquetelaria.

Para este ano, o espaço que fica no centro de Itacaré, e é gerido pelos empresários Léa Baptiston e José Brugiolo vão apresentar duas receitas: Humaitá Drink (coquetel a base de rum branco, licor de laranja com infusão de nibs de cacau, campari, suco de limão, xarope de abacaxi e amêndoas), assinado pelo mixologista Kleiton Martins e o Taioba Roll (enrolado de taioba recheado com creme de camarão e vatapá), criada pelos chefs Mateus Santos, Elaine Borges e Ana Paula que compõem a cozinha do charmoso gastrobar. As iguarias que custam R$24 e R$39, respectivamente, estarão disponíveis durante todo o evento.

Natural de São Paulo, a empresária Léa Baptiston se mudou para Itacaré em 2016 em busca de qualidade de vida. No ano seguinte fundou o Coco Pimenta, onde serve ao público pratos contemporâneos e drinks autorais. “Esse é o terceiro ano em que participamos do festival, e diferente dos outros, não estaremos na feira gastronômica especificamente, mas criamos receitas para não ficar de fora”, pontuou.

Com a proposta de traçar a trajetória dos alimentos apresentados, o tema escolhido para esta edição é “Da Origem ao Prato“, destacando a história de cada ingrediente e todo o processo de produção e preparo até chegar à mesa do cliente.

Seguindo o decreto estadual, o festival terá um esquema de entrada e saída que permitirá a presença de até 500 pessoas simultaneamente dentro do circuito gastronômico. A estimativa é de que duas mil pessoas visitem o espaço a cada dia.

Nesta 8ª edição será homenageado o ex-secretário de turismo de Itacaré, Júlio Oliveira, que durante sete anos esteve à frente do festival até falecer em junho deste ano. Quem assume a curadoria é o chef Junior França, que participa do festival desde o início.  “Fico muito honrado em estar à frente do Festival Sabores de Itacaré, que, pra mim, é um dos eventos mais importantes da Bahia. Desde a primeira edição do festival até hoje, vimos uma evolução na culinária e agricultura familiar da cidade, que se transformou em um dos grandes pólos gastronômicos da estado“, disse o Chef.

O VIII Festival Gastronômico Sabores de Itacaré é uma realização da Prefeitura Municipal de Itacaré, através da Secretaria de Turismo e do Governo da Bahia.

PROGRAMAÇÃO AULAS SHOW

• Cozinha Show – Praça São Miguel (orla).

14.10 às 19h  Chef Marly Catarina

          20h Chef Clécio Campos

          21h Chef Jô

15.10 às 19h Chef Ícaro Rosa

          20h Chef Zilma Helena

          21h Chef Junior França

16.10 às 19h Chef Leleco

          20h Neco Guarnieri

          21h Chef Henrique Cruz

17.10 às 19h Chef Cris Rosa

          20h Chef Lelo

          21h Chef Nena

           22h Chef Sandra Kaena

•Cozinha Kids das 17h às 17:45

  • Cozinha  Kids das 17 às 17:45

15.10 Chef Faby Ferraz

16.10 Chef Marly Catarina

17.10 Chef Palhaço Shampoo

• Pratos disponíveis para degustação até o dia 2.11.2021

Serviço:

O que: Festival Sabores de Itacaré

Onde: Itacaré / Bahia

Data: De 14 a 24 de Outubro de 2021

Hora: 18h à 0h

Realização: Prefeitura e Secretaria de Turismo de Itacaré

OBS: a programação pode sofrer alterações

Fotos: Tárik / divulgação

SOBRE FESTIVAL SABORES DE ITACARÉ

O Festival Gastronômico Sabores de Itacaré é nacionalmente conhecido como um dos grandes eventos gastronômicos do Estado da Bahia.

Lançado em 2014, já promoveu inúmeros encontros entre produtores, Chefs, estudiosos da área, jornalistas, formadores e artistas com o público.

O Festival segue atraindo visitantes de todos os lugares do país, gerando uma super conexão entre gastronomia, cultura e turismo, consolidando Itacaré com destino desejado. O que por sua vez, valoriza os sabores típicos, temperos, aromas, raízes, os saberes e fazeres da culinária local.

Em 2015 o 2º festival teve a participação de 34 empresas com o tema: Cacau, produto de destaque na região. Já em 2016, trouxe o tema Gastronomia de Raiz, numa ação de valorização da agricultura familiar.

Seguindo a mesma proposta, 2017, ano 4 do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, veio com o mesmo tema proposto no ano anterior e abriu rodas de conversa aproximando os produtores rurais dos restaurantes locais e participantes.

A 5ª edição, em 2018, contou com a participação de 40 estabelecimentos e foi criada uma feira gastronômica, além de “cozinha show”, que recebeu alguns chefs renomados locais e convidados. Teve também espaço infantil, a cozinha Kids, feira da agricultura familiar, shows e artesanato.

No 6º, além de toda a infraestrutura que dava conta da gastronomia, a feira recebeu o show especial da cantora Maria Gadú, que dividiu o espaço com diversos artistas locais, fortalecendo a cultura local.

Devido a pandemia, em 2020, o Festival Sabores de Itacaré passou a oferecer a modalidade delivery. Com o tema “Agricultura Familiar, Gastronomia de Raiz e Turismo Gastronômico”, contou com a participação de 26 estabelecimentos. Foram diversas lives com aulas show e  atrações musicais locais.

Este ano, em sua 8ª edição, o projeto traz uma homenagem ao ex Secretário Júlio Oliveira e a curadoria do Chef Júnior França, que participa desde a 1ª edição

Tags

Jacson Gonçalves

Tenho 25 anos sou natural de Salvador, Bahia. Sou cadeirante, jornalista, Blogueiro e Digital influencer. Ser jornalista é também contribuir com o exercício da profissão e ter na veia a responsabilidade social de levar informação e entretenimento.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios