O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Como as empresas podem incorporar a sustentabilidade no seu dia a dia? Especialista explica

 

Foto: Imagem de annca por Pixabay

Cidades sustentáveis, crescimento econômico inclusivo, bem-estar coletivo. Nos últimos anos, questões como essas vêm ganhando cada vez mais espaço na sociedade. Isso porque constituem os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 como desafios a serem alcançados globalmente até 2030.  

O ano é 2020 e ao que tudo indica ainda há um longo caminho pela frente. Pelo menos é o que aponta levantamento realizado pela PwC a partir da análise de mais de mil relatórios corporativos para saber como os negócios têm se engajado com os ODS. Os resultados encontrados mostram que apenas 25% das empresas incluíram os ODS em sua estratégia de negócio. 

Além disso, somente 14% delas mencionaram metas específicas relacionadas a esses objetivos. De acordo com o sócio da PwC Brasil, Bruno Maia, os números indicam que a sustentabilidade ainda é um desafio no ambiente corporativo.  “Os ODS precisam fazer parte do processo de decisão, da cultura organizacional, dos valores e dos relacionamentos com seus públicos”, opina.   

Para auxiliar os negócios nesse processo de incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em sua estratégia, o especialista acredita que é preciso observar alguns pontos. Confira a seguir quais são eles:  

Precisa ser essencial – Mais do que tendência ou exigência a ser cumprida em virtude de legislações, Maia explica que a questão sustentável precisa estar envolvida na dinâmica organizacional de forma orgânica. “O discurso sustentável é correto e adequado, mas precisa fazer parte da essência da empresa”, observa.  

Abertura para o novo – O especialista ensina ainda que a sustentabilidade deve ser vista como uma forma de inovação e os ODS podem ser utilizados como um modelo de geração de valor que faz os negócios e estratégias corporativas evoluírem por meio de projetos inovadores e sustentáveis. 

Trabalho em colaboração e sinergia – Além disso, as empresas podem trabalhar em conjunto com o governo, a indústria, a pesquisa acadêmica e outros setores para acelerar mudanças positivas e evitar duplicidade de esforços. “Dessa maneira, passaremos do campo da filosofia à realidade”, avalia Maia.    

 

Sobre a PwC  

Na PwC, o nosso propósito é construir confiança na sociedade e resolver problemas importantes. Somos um Network de firmas presente em 157 países, atuando no Brasil há 105 anos, com 5.000 profissionais (todos trabalhando de casa neste momento!), dedicados à prestação de serviços de qualidade em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações. Saiba mais sobre a PwC e nos diga o que é importante para sua empresa ou carreira, visitando nosso site: www.pwc.com.br 

 

© 2020 PwC. Todos os direitos reservados.  

Fabio Almeida

Tenho 38 anos, nascido em Salvador/Ba, um soteropolitano nato. Jornalista de profissão sigo o compromisso e responsabilidade com a verdade e apuração dos fatos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *