O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Comércio soteropolitano terá aquecimento das vendas nas próximas semanas

Divulgação

A empresa de pesquisa e consultoria de negócios Pollis Estratégia realizou um levantamento de dados publicados sobre consumo na Bahia e no Brasil no último mês, o resultado deu origem a um infográfico e a análise indica que as próximas 2 semanas serão de crescimento do comércio online e das relações de compras em Salvador.


De acordo com a Estatística e Consultora Empresarial da Pollis, Caroena Alves, na primeira fase do isolamento imposto pelo governo a alta das vendas foi resultado da busca de itens de alimentação e limpeza para estoque, mas, passado esse momento, as pessoas começam a buscar modos de saciar outras necessidades como lazer e informação. “Em paralelo a encher a despensa houve a procura por itens que facilitassem o home office, por aqueles que puderam aderir à modalidade. No Brasil a busca por softwares cresceu 389% e a de eletrônicos 17%”.


Analisando o cenário, Caroena relata que estamos entrando em uma fase de adaptação para a vida restrita. “Como as medidas de isolamento têm sido prorrogadas na maioria das cidades baianas, temos visto consumidores fazendo compras online pela primeira vez. Na Bahia, o crescimento dessa modalidade foi de 30% e há espaço para crescer, já que só 49% das empresas locais já se adaptaram a esse modelo de vendas. Essa mudança de comportamento vai manter em crescimento o interesse por smartphones e notebooks”.


Para aqueles que estão preocupados com a economia, com a proximidade do dia das mães e a liberação de auxílios governamentais, o mercado local deve ter um pequeno aquecimento nas próximas semanas. “Estamos iniciando uma pesquisa para mapear o consumo dos soteropolitanos para o Dia das Mães mas já é possível perceber um interesse maior por itens de conforto para o lar, como pipoqueiras, ventiladores, Smart TV´s e itens de cozinha. Como grandes magazines anunciaram que iniciarão as vendas online nesta semana, e muitas já anunciaram a opção de pagamento com o ‘coronavoucher’, as promoções devem atrair muitos clientes. Além disso, estudos mostram que as compras locais, realizadas dentro da vizinhança e em mercados de bairro, já aumentaram 50%”, informa Caroena, que ressalta que o aumento nas compras online também impacta nas contas do governo da Bahia. “Nas compras online de produtos, o estado arrecada uma parcela do valor através da cobrança do Imposto Sobre Circulação de Mercadoria (ICMS)”.

Jacson Gonçalves

Tenho 25 anos sou natural de Salvador, Bahia. Sou cadeirante, jornalista, Blogueiro e Digital influencer. Ser jornalista é também contribuir com o exercício da profissão e ter na veia a responsabilidade social de levar informação e entretenimento.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *