O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Economia

Com transação de R$ 80 milhões em projeto baiano, NE registra aumento de participação no Mercado de Fusão e Aquisições

No levantamento de agosto, Nordeste tinha participação de 8% entre estados; em setembro, subiu para 9%

A região Nordeste registrou aumento percentual de participação no Mercado de Fusão e Aquisições. Os dados são dúltimo levantamento sobre esse mercado realizado pela PwC Brasil. A compra de projetos de geração de energia eólica na Serra da Gameleira, na Bahia, pela Neoenergia, no valor de R$ 80 milhões, por exemplo, contribuiu para esse crescimento.

No levantamento relativo ao mês de agosto, o Nordeste ocupava a terceira posição entre os estados, com participação de 8%.  Nos dados referentes à setembro, e que consideram todas as transações realizadas no ano até esse mesmo período, a taxa percentual subiu para 9%. A região, no entanto, se manteve no mesmo lugar no ranking. O Sudeste segue na liderança, com 66% de participação. 

Os dados da pesquisa apontaram ainda que, em todo o país, entre janeiro e setembro deste ano, foram realizadas 687 fusões e aquisições, um volume 34% maior à média dos últimos 5 anos (de 511 transações). Os números também sinalizam aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2019, quando foram contabilizadas 614 negociações. 

Só em setembro deste ano, foram registradas 92 transições. Esse resultado é considerado expressivo com tendência de recuperação do mercado de fusões e aquisições, que foi muito afetado pelos efeitos das medidas de contenção provocados pela pandemia da Covid-19 em todo o país. 

Entre os setores que se destacaram nas ações concretizadas estão o de Tecnologia da Informação (TI), Serviços Auxiliares, Serviços de Saúde, Serviços Públicos e Financeiros. Juntos, os cinco segmentos contabilizaram 427 transações no intervalo considerado pela pesquisa, o equivalente à 62% do total de negócios efetivados. 

O setor de Tecnologia da Informação, por exemplo, foi responsável por 256 transações, representando 37% do total do primeiro semestre e uma quantidade 4% maior do que a verificada no mesmo período de 2019. 

O levantamento apontou ainda que no consolidado até setembro de 2020, as transações envolvendo investidores nacionais correspondem a 74% das aquisições e compras minoritárias, uma máxima histórica para o período. Em comparação com o ano passado, houve aumento de 26% no interesse dos investidores nacionais.

 

Tags

Jacson Gonçalves

Tenho 25 anos sou natural de Salvador, Bahia. Sou cadeirante, jornalista, Blogueiro e Digital influencer. Ser jornalista é também contribuir com o exercício da profissão e ter na veia a responsabilidade social de levar informação e entretenimento.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios