O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

COLETIVO ARTESÃOS DA ESTRADA, DO CIRCUITO TERE-FRIBURGO, INTERROMPE AS VENDAS NA LOJA FISICA E FOCA NA INTERNET

A semana em que foi comemorado o Dia Mundial do Artesão também marcou uma decisão importante dos Artesãos da Estrada. O fechamento das portas de sua loja física terá impactos diretos na vida de cada membro do coletivo. O grupo refletiu respeito do momento e, ainda que dependa das vendas, priorizou o cuidado com a saúde de colegas e visitantes. “Recebemos muitos grupos de turistas, vindos de todas as regiões”, comenta Mônica Deluqui, uma das organizadoras do grupo, “a realidade da transmissão do vírus de forma silenciosa é dura. Não vamos correr o risco de nos transformarmos em vetores”. 

Durante o período de quarentena, em que o Espaço Vem da Serra, em que artesãos expõem, estará fechado, o convite é para conhecê-los pelas redes sociais. O grupo tem uma diversidade muito rica, em termos de técnicas e produtos. Entre as várias técnicas utilizadas pelos Artesãos da Estrada estão o reaproveitamento de aço e madeira, papel machê, crochê com lacres de latinhas, o bordado e a pirogravura. Também existem peças feitas com uma matéria prima sustentável, a base de sacos de cimento vazios e souvenires exclusivos que ressaltam a beleza da região.     

Nos próximos dias, o site do Vem da Serra deve ser alimentado com várias peças de diferentes artesãos do grupo. Já estão disponíveis para compra online os produtos de Alexandre Toscano e do Fator Brasis. A ideia neste momento de resguardo é intensificar essa modalidade de compras. Será uma forma de receber um pouco de Teresópolis em casa, apoiar os pequenos produtores e , ao mesmo tempo, colaborar o controle da pandemia.
Tão logo as autoridades de saúde confirmem a segurança, as portas do Espaço Vem da Serra serão reabertas. Os artesãos voltarão a se revezar no local, recebendo os turistas, conversando sobre suas técnicas e enfim comemorando a importância de sua profissão. 

Serviço
Espaço Vem da Serra
Rod. Teresópolis-Friburgo, 8000 – km 7,5.
Bairro Albuquerque
Teresópolis
Fechado em função da pandemia de corona vírus
Loja virtual: www.vemdaserra.com.br
Instagram: @artesaos_da_estrada_terefri
Artesãos Participantes (ordem alfabética)
Adriana Paganote
Alexandre toscano
Aline Alencar
Claudia Muniz
Dolores Montesó
Fabiana Kaled
Fany
Flávia Paonessa
Graciana
Jaê
Maísa
Marcos Alfredo
Mônica Deluqui
Nádia Gaspar
Nancy Pedrozo
Paulina Travassos
Pillar Herrero
Raquel Borges
Sônia Ribeiro
Thelma Burkley
Willy Bull

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.