O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

“Cartas Para…” estreia na TVE no Dia Internacional da Mulher

A TVE marca a celebração pelo Dia Internacional da Mulher nesta segunda-feira (08) com uma estreia especial no canal. A série “Cartas Para…”, dirigida por Vânia Lima, é produção da Lima Comunicação, que integra o grupo Têm Dendê Produções, e vai ao ar às segundas, a partir das 20h30.

A série narra em seis episódios as trajetórias, experiências e visões de mundo de três escritoras baianas de diferentes origens étnicas, por meio de uma dinâmica de escrita e leitura de cartas e poemas. São elas Maria Maya Pataxó Hãhãhãe, professora, escritora e líder indígena Pataxó Hãhãhãe, agregando 11 comunidades; Lívia Natália, poetisa, contista e professora titular da Universidade Federal da Bahia; Raíça Bomfim, mestra em Artes Cênicas na UFBA, atriz, poeta, produtora e escritora.

“Cartas Para…” revela com sensibilidade as diferentes trajetórias de mulheres escritoras abordando os temas, O Tempo (episódio 1); A Voz (episódio 2); Feminino (episódio 3); Masculino (episódio 4); Corpo (episódio 5) e Futuro (episódio 6). A cada episódio, as barreiras, lutas, vitórias e perspectivas são destacadas junto às suas escolhas literárias e de cartas escritas umas às outras.

“A série traz esse olhar que Maria, Lívia e Raiça generosamente compartilharam tanto umas com as outras através de cartas enviadas, bem como as vivências documentadas com quem assiste. Foi uma alegria conhecer essas histórias e entrar no universo de criação de cada imaginário. Estamos muito felizes com essa estreia na TV Educativa, fazendo com que esse projeto chegue a mais pessoas e num momento onde precisamos inspirar ainda mais mulheres a combater qualquer opressão existente, e a pensar na força que somos juntas”, conta Vânia Lima, que assina a direção e argumento original.

“Cartas Para…” tem Petla Vasconcelos como assistente de direção, Bruno Ramos e Daiane Rosário na produção, Fabia Calazans, Ailly Cavalcante e Denise Madalena como roteiristas e fotografia de Cláudio Antônio e Álvaro Pimentel.

Este projeto foi selecionado pelo Edital Setorial de Audiovisual de 2016, com apoio financeiro do Fundo Setorial do Audiovisual Brasileiro – FSA / ANCINE, Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e da Secretaria de Cultura da Bahia.

A obra agora ganha as telas da TVE, tendo sido contemplada no Prêmio de Exibição Audiovisual, com apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Jacson Gonçalves

Tenho 25 anos sou natural de Salvador, Bahia. Sou cadeirante, jornalista, Blogueiro e Digital influencer. Ser jornalista é também contribuir com o exercício da profissão e ter na veia a responsabilidade social de levar informação e entretenimento.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *