O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Cárdio Pulmonar expõe “A Cura, uma questão de olhar”, com obra fotográfica feita por médicos


Projeto coletivo tem curadoria de Uiler Costa Santos e reúne trabalhos de profissionais de diferentes especialidades; a exposição é aberta ao público

A recepção da Emergência do Hospital Cárdio Pulmonar, no andar térreo do prédio, recebe a exposição fotográfica “A cura, uma questão de olhar”, aberta ao público. Trata-se de um trabalho coletivo de vinte médicos de diferentes especialidades, a maioria da Rede D’Or. O projeto tem curadoria do artista visual e educador, Uiler Costa Santos, que selecionou duas fotos autorais do acervo de cada fotógrafo.

Segundo a organização, o projeto foi feito para reunir médicos que utilizam a fotografia como expressão artística. “O objetivo é divulgar o trabalho fotográfico dos autores, mostrando seus olhares e formas que enxergam o mundo, a vida. Além disso, trazer a arte também para dentro dos hospitais onde ocorrerá a exposição”, comenta um dos organizadores e integrantes da mostra, o anestesiologista Amadeu Martinez.

Ele explica que foram escolhidos profissionais que já tem alguma atuação no circuito artístico. “Temos duas paixões em comum, a medicina, como a arte elementar do cuidar, e a fotografia, como linguagem artística, ambas como experiências humanas”.

Participam da exposição médicos das mais diferentes especialidades, anestesiologia, cardiologia, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia vascular, clínica médica, gastroenterologia, ginecologia, medicina intensiva, medicina paliativa, obstetrícia, oftalmologia, pediatria, pneumologia, radiologia, reumatologia e urologia.

O texto oficial de apresentação da mostra é assinado pela fotógrafa Marcela Bonfim. “Não há melhor remédio do que a direção dos nossos olhos, do nosso desejo, dos nossos sonhos, daquilo que nos tira para fora do corpo e que nos coloca diante da nossa própria visão, isto é, das nossas imagens ideais. Isso é medicinal.”

Os médicos que integram a exposição “A cura, uma questão de olhar” são Adrian Berenguer, Adrielly Martins, Alini Orathes, Allan Nogueira da Silva, Amadeu Martinez, Anselmo Hoffmann, Cláudio M B das Virgens, Emmanuel Correia, Francisco Assis, Fred Mascarenhas, Ivana Coutinho, Jairo Brandão Freitas, João Claudio Lyra, Luciana Brito, Marcelo Araújo, Murilo Fonseca Rebouças, Plácido Lima Filho, Roberto Pastor, Sergio Jezler e Sulivan Hübner.


Crédito das imagens: Marketing/Rede D’or.
Jacson Gonçalves

Tenho 25 anos sou natural de Salvador, Bahia. Sou cadeirante, jornalista, Blogueiro e Digital influencer. Ser jornalista é também contribuir com o exercício da profissão e ter na veia a responsabilidade social de levar informação e entretenimento.

Compartilhe