Festival acontece de 10 a 15 de junho com mostras, oficinas, rodas de conversas e apresentações artísticas gratuitas

A cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, será palco de uma grande celebração audiovisual com a 10ª edição do CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira, que acontece de 10 a 15 de junho. O evento marca a retomada do festival após um hiato de cinco anos e promete uma verdadeira imersão em produções documentais independentes, com exibições gratuitas, debates, oficinas e homenagens, como a prestada à sambadeira e ativista cultural Dona Dalva.
Com 29 filmes nacionais selecionados para as mostras competitivas, o festival abordará temas como ancestralidade, crise climática, resistência cultural e identidade. A programação também inclui obras de cineastas indígenas, quilombolas, LGBTQIAPN+ e egressos da UFRB, além de exibições especiais, como a estreia baiana de “As Cegas”, filme inédito da paraibana Antônia Ágape, guardado por mais de 40 anos.
A ocupação cultural se espalha por locais históricos como o Cine Theatro Cachoeirano, a UFRB, o Largo da Igreja D’Ajuda e a Estação Ferroviária. O público poderá ainda acompanhar o Ciclo de Performances Infinitos Impossíveis, o Lab WIP com premiação para projetos em finalização, sessões infantis e rodas de conversas com cineastas, artistas, pesquisadores, lideranças negras e indígenas.
A programação do X CachoeiraDoc é uma realização da Ayabá Produtora Criativa e Audiovisual, com apoio da UFRB, Governo da Bahia e patrocínio do Instituto Cultural Vale. A agenda completa pode ser acessada no site oficial: xcachoeiradoc.com.