O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Saúde

Benefícios do consumo de frutos do mar para a saúde

Nutricionista destaca a importância da ingestão regular desses alimentos

Com o aumento significativo no preço da carne bovina, que subiu em mais de 35,22%, no ano passado, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), os frutos do mar passaram a ser uma opção para muitas famílias. Segundo a nutricionista e professora da UNINASSAU Salvador, Flávia Martins, consumir peixes, camarão, mariscos e outros frutos do mar, trazem muitos benefícios à saúde.

De acordo com a nutricionista, os frutos do mar possuem alto valor nutricional das gorduras, com média que variam de 0,5 a 15% de gorduras poli-insaturada, e são fontes de ômega 3 e ômega 6. “Melhoram o funcionamento do sistema cardiovascular, neurológico, na produção hormonal, no funcionamento da musculatura e fortalece a resposta imunológica. Como também esses alimentos tem baixo nível de colesterol, tornando-se assim, um alimento aliado à prevenção do risco de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral”, explicou.

Flávia ainda relata que, esses alimentos são ricos em micronutrientes e sais minerais, como ferro, iodo, magnésio, cálcio, selênio, sódio e fósforo. “Grande fonte de zinco, um mineral poderoso para o cérebro e o sistema imunológico, além de exercer atividade antioxidante, combatendo a processos inflamatórios e ajudando a manter o organismo saudável”, ressaltou.

Porém, muitos especialistas alertam para os cuidados no consumo, já que estragam com facilidade e podem trazer transtornos à saúde, alguns deles como mexilhões e ostras, podem conter toxinas nocivas ao organismo. Segundo os órgãos de vigilância sanitária, na hora da escolha, o consumidor deve ficar atento aos produtos frescos, com procedência e sempre tomar cuidado com o armazenamento, se estão expostos em locais refrigerados e observar aparência. As bactérias não são identificadas a olho nu, por isso, os cuidados devem ser redobrados na hora da compra dos frutos do mar.

Tags

Jacson Gonçalves

Tenho 25 anos sou natural de Salvador, Bahia. Sou cadeirante, jornalista, Blogueiro e Digital influencer. Ser jornalista é também contribuir com o exercício da profissão e ter na veia a responsabilidade social de levar informação e entretenimento.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios