O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Cultura

Bairro de Cajazeiras estreia Festival de cultura Hip Hop

Crédito da Foto: 
Nouve por Ítalo Vinícius  

Em live, artistas da cultura de rua do bairro de Cajazeiras, em Salvador, são protagonistas de um ciclo de apresentações e formações gratuitas no Festival de Hip Hop de Cajacity 2021, o FCMMXX1. De 20 a 24 de janeiro, um dos maiores complexos de bairros da capital baiana se torna celebração da cultura Hip Hop. Online, o festival será transmitido pelo canal do selo Respire Arte, no YouTube, e Rap Nacional TV, a página do Facebook.

Contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, o FCMMXX1 é ferramenta para promoção de artistas desse pedaço de periferia de Salvador, independentes, com pouco ou nenhum acesso aos meios de produção, que precisam dos shows manutenção da renda e divulgarem sua arte. Esses, os principais prejudicados pela pandemia da COVID-19.

Promover, profissionalizar e compartilhar

Idealizada pelo rapper que nasceu e cresceu em Cajazeiras, Elimar Santos, mais conhecido na cena como Nouve, o bairro é lar de talentosos artistas inspirados  pelos elementos principais do cultura Hip Hop: o de questionar e refletir os problemas urbanos e converter a difícil realidade que os cercam em arte e criatividade. “Há muito tempo pensava em fazer esse projeto onde pudesse incluir mais artistas e conseguisse compartilhar um pouco das nossas experiências não só no palco como fora dele”, acrescenta o rapper Nouve.  

Na concepção do FCMMXX1, a profissionalização da arte local está marcada na promoção de três atividades de formações gratuitas: os webinars de Gestão de Carreiras (20/01, às 19h) com o gestor artístico e fundador da Isé Música Criativa,  Alex Pinto, a de Produção Musical com o DJ e produtor musical, Tito Vinícius (21/01, às 19h) , e Comunicação Estratégica será ministrado pelas comunicólogas Hellen Nzinga e Fabiana Guia (20/01, às 21h), totalmente online nos primeiros dias do Festival. Ainda que a pandemia do novo coronavírus esteja em curso, o desenvolvimento  da carreira de artistas é um dos motes do Festival.

Cajazeiras e suas conexões

Participarão deste festival artista do bairro de Cajazeiras e alguns convidados de outras localidades de Salvador, a partir do dia 22 de janeiro, performances de Graffiti, Break Dance e Batalha de MCs mais shows rappers locais como Áurea Semiseria, Trampo Raro, o conjunto Estilo Souto compartilham apresentações com o rapper Vandal, que possui uma conexão de parceria com artistas da cena do bairro, as cantoras Amanda Rosa, Nêssa, entre outros convidados. Uma comunhão de criatividade diante de um momento difícil de pandemia. Confira a programação completa abaixo!

Programação Festival MMXX1 CAJACITY
Apresentação: Sista Kátia e Paloma Barbiezinha

Dia 1|20/01
19h     –  Webinar | Gestão de Carreira | Alex Pinto
21h     –  Webinar | Estratégias de comunicação | Hellen Nzinga, publicitária, e Fabiana Guia, jornalista

Dia 2  | 21/01
19h     –  Webinar | Produção Musical | Tito Vinícius, DJ e produtor cultural

Dia 3 | 22/01
19h      –  Estilo Solto com: Dj Ederx, Pivete Nobre, Trampo Raro, Span Junk
19h40  –  Quartas de Final da Batalha de MCs + Apresentação de Break Dance (Skramm)
20h      –  Áurea Semiseria
20h40  –  Batalha de MCs, Apresentação de Graffiti
21h      –  Vandal

Dia 4  |   23/01
19h      –  Dj Fire Face e convida: Viny MC e Zakyn Sodré
19h40  –  Semifinais da Batalha de MCs + Apresentação de Graffiti
20h00  –  Nêssa
20h40  –  Apresentação de Break Dance (Dricca Bispo)
21h      –  Nouve convida: Dom Chicla / Yan Cloud / Faustino

Dia 5| 24/01
19h      –  Geeli, Joab Nyemba, Drê, Xitdevil
20h      –  Amanda Rosa
20h40  –  Apresentação de Break Dance (Ágatha Lisboa)
21h      –  Manospreto
21h50  –  Final da Batalha de MCs

Serviço:
O que: FCMMXX1 – Festival de Hip Hop de Cajacity 2021.
Onde: Transmitido pelo canal do selo Respire Arte, no YouTube, e Rap Nacional TV, a página do Facebook.
Quando: De 20 a 24 de janeiro, a partir das 19h.
Quanto: Gratuito.

Tags

Jacson Gonçalves

Tenho 25 anos sou natural de Salvador, Bahia. Sou cadeirante, jornalista, Blogueiro e Digital influencer. Ser jornalista é também contribuir com o exercício da profissão e ter na veia a responsabilidade social de levar informação e entretenimento.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios