Empresa chinesa vai instalar centro de inovação em energia eólica no Senai Cimatec e promete impulsionar industrialização sustentável no estado
O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Augusto Vasconcelos, celebrou nesta sexta-feira (27) a chegada da gigante chinesa Windey Energy ao estado, com a abertura do primeiro escritório da empresa no Brasil e a instalação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em energia eólica no Senai Cimatec. A medida reforça o protagonismo da Bahia nas fontes renováveis e sinaliza um novo ciclo de empregos verdes.
“A indústria não se limita à produção de aerogeradores, mas envolve também baterias e soluções para distribuição e armazenamento. Estamos falando de uma cadeia completa, que precisa de tecnologia, qualificação e parcerias estratégicas como essa entre Brasil e China. É mais um golaço do nosso governo”, avaliou Vasconcelos, durante o evento que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro Rui Costa.
A chegada da Windey deve contribuir para a verticalização da cadeia produtiva, com impacto direto em polos industriais como Camaçari e Lauro de Freitas. O Centro de P&D, em parceria com o Senai Cimatec, atuará na integração com universidades, startups e projetos-piloto voltados à inovação em energia inteligente.
Com foco em hidrogênio verde, turbinas eólicas e super baterias (BESS), a expectativa é que a Bahia lidere a transição para uma economia mais sustentável. A iniciativa está alinhada à Agenda Bahia do Trabalho Decente, por meio da qual a Setre incentiva a expansão de empregos verdes — atividades que contribuem diretamente para a preservação do meio ambiente.