Sorveteria mais antiga da Bahia se reinventa com delivery e novos sabores sem abrir mão de sua essência histórica no coração da cidade

Com quase um século de história, A Cubana Sorvetes se consagra não apenas como a sorveteria mais antiga da Bahia e do Brasil em atividade contínua, mas como um verdadeiro patrimônio afetivo de Salvador. Fundada em 1930, a marca nasceu no entorno do Elevador Lacerda e se tornou parte inseparável do cenário turístico e cultural da capital baiana, mantendo-se fiel à sua essência artesanal mesmo diante das mudanças dos tempos.
Hoje com unidades em pontos icônicos como o Pelourinho, Pituba, Rio Vermelho, Itaigara e na sede revitalizada do Elevador Lacerda, a marca segue encantando moradores e visitantes com mais de 50 sabores, entre clássicos como Dusty Miller e Banana Split e opções modernas sem lactose e diet. A vista privilegiada e o atendimento familiar seguem como parte do charme.
Sob a gestão da terceira geração da família Bouzas, A Cubana modernizou o atendimento com delivery e embalagens para viagem, sem abrir mão da tradição artesanal que a tornou referência. “Nossa missão é manter viva essa tradição sem perder a conexão com o presente”, afirma Alexandre Bouzas, um dos sócios.
Com sua presença afetiva no cotidiano dos baianos e na memória de quem visita Salvador, A Cubana reforça seu papel como um dos maiores símbolos de sabor, história e acolhimento da cidade.



