O distrito de Maracangalha, em São Francisco do Conde, será tomado por música, movimento e tradição neste domingo (9) com as atividades da Associação Sociocultural e de Capoeira Mangangá. A programação integra a XII Manifestação Cultural de Maracangalha – Revitalizando Nossa História e reúne oficinas, capoeira, maculelê, samba de roda, dança e puxada de rede em vários espaços da comunidade.
As ações fazem parte da edição 2025 do projeto “Capoeira Alegria da Bahia”, que reforça a capoeira como ferramenta de inclusão, valorização da cultura negra e construção de identidade. O encontro também marca o Intercâmbio Cultural da Mangangá, que completa 24 anos neste mês e homenageia o centenário de nascimento do mestre Canjiquinha, um dos grandes nomes da capoeira baiana.
“Capoeira é movimento. Viajar com esse projeto é unir praticantes da capital e do interior, abrindo espaço para quem quer aprender a gingar e discutindo a importância da capoeira como resistência e expressão cultural”, destaca Tonho Matéria, idealizador da iniciativa. O projeto inclui ainda oficinas de capacitação, atividades para crianças e ações voltadas a jovens e mulheres negras.
Realizado com apoio da Escola Municipal Professor Edgar Santos e da Associação de Moradores, o evento pretende fortalecer vínculos com a comunidade local, além de promover diálogos sobre políticas públicas para a capoeira e para a cultura afro-brasileira. A proposta é transformar o domingo em um grande encontro de memória, arte e ancestralidade.
A iniciativa conta com financiamento da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, reafirmando a importância da cultura como instrumento de participação e transformação social.



