O CEO da JR Diesel e o especialista Dado Schneider serão atrações do evento gratuito promovido pelo Sistema Comércio BA e Sebrae, nos dias 30 e 31 de outubro, em Salvador
O CEO da maior recicladora de caminhões da América Latina, Geraldo Rufino, será uma das grandes atrações do Fórum do Comércio 2025 – Desenhando Futuros Desejáveis (FDC25), que acontece nos dias 30 e 31 de outubro, na Casa do Comércio, em Salvador. Com entrada gratuita e inscrições disponíveis na Sympla, o evento é promovido pelo Sistema Comércio BA – Fecomércio, Sesc e Senac – em parceria com o Sebrae Bahia.
Rufino apresentará sua aula magna no dia 30, das 15h às 16h20, abordando o tema “A Jornada de Empreender com Coragem”, onde compartilhará sua trajetória inspiradora — de catador de latinhas a fundador da JR Diesel, referência continental em reciclagem de caminhões. O empresário, que já enfrentou seis falências e transformou adversidades em aprendizado, é hoje reconhecido como especialista em positividade e liderança motivacional.
A JR Diesel já alcançou faturamento anual de R$ 60 milhões, e seu fundador é seguido por mais de 2 milhões de pessoas nas redes sociais. Em 2019, Rufino foi eleito uma das Top Voices do LinkedIn e, em 2023, figurou entre os 20+ do prêmio iBest!, na categoria Influenciador LinkedIn. Ao lado do especialista em comportamento e comunicação Dado Schneider, ele promete inspirar o público com histórias reais de superação e inovação.
O Fórum do Comércio 2025 reunirá empresários, gestores e líderes em um ambiente voltado à troca de experiências e ao fortalecimento do setor. A programação inclui painéis sobre ancestralidade, inteligência artificial e novos modelos de gestão, além de oficinas práticas conduzidas por especialistas do Sebrae e do Senac, com foco em habilidades aplicáveis ao dia a dia dos negócios.



